26 de mar. de 2015

Minha máquina de costura - Singer Facilita Pró 4423 - 2 anos depois

Olá!

Há alguns dias atrás, a minha Novinha (chamada oficialmente de Singer Facilita Pró 4423) completou dois anos de uso aqui em casa. Como passou rápido e quantas coisas legais eu produzi com ela! Assim como eu fiz uma avaliação dela após o primeiro ano de uso (post aqui), estou agora aqui contando como foi o segundo ano.

Aproveitei para ver os comentários nos posts sobre máquinas de costura daqui do blog para ver se tem algo que eu possa complementar. Parte das coisas que dão errado na hora de costurar eu resolvo repassando todas as linhas na máquina, testando depois num retalho do mesmo tecido a ser costurado se o ponto está certo (tanto de ele está bem feito quanto se escolhi o ponto certo para fazer o que eu queria), além de limpar e lubrificar a máquina periodicamente.


Minha Novinha, dois anos depois, com os mesmos bilhetinhos da primeira semana, rs!

Vou usar os mesmos critérios do ano passado, para poder comparar, ok?

Instalação:
Eu mudei a máquina de lugar na bancada ao longo do ano, depois que eu comprei a overloque. A instalação continuou simples.

Manuseio:
- Sobre encher bobinas e fazer a passagem das linhas na máquina, continua tudo ok. A única coisa é que a máquina tem aquele passador automático de linha na agulha e (não sei como) eu entortei um ferrinho bem fininho. Agora o passador não funciona mais, pois o ferrinho que entortou é exatamente o que entra no buraquinho da agulha levando a linha através dele... Já tentei desentortar mas não consegui. Como eu não quis levar numa assistência só por conta disso, eu comprei numa viagem no ano passado um passador avulso de linha adequado para usar em máquina de costura, da Bohin. Ele tem resolvido bem, ou vai no jeito tradicional mesmo (ou seja, passando a linha "na mão").

 Passador automático entortou e não encaixa mais na agulha, snif!

 Mas veio este passador francês avulso e resolveu o problema!

- Sobre o uso dos seletores: todos permanecem funcionando normalmente e eu continuo usando a minha cola sobre os pontos quando necessário (post aqui).
- Quanto a posição da agulha, já tive dificuldades de chegar à medida de margem de costura de 0,75cm usada normalmente em Patchwork. Fiz alguns testes e cheguei a esta medida de "pé de máquina" com 0,75cm deixando o seletor de posição de agulha no centro e a largura do ponto em "0". Quando eu não estou montando blocos de Patchwork, a largura do ponto reto fica entre "2" e "3".


"Ajuste fino" para chegar à margem de costura ideal para projetos de Patchwork. 
Seletor de posição da agulha no centro, seletor de largura do ponto no "0".

- Sobre o uso de linhas, permanece quase tudo igual. Para cones grandes eu deixo atrás da máquina e passo a linha em um ganchinho preso em uma prateleira logo acima da máquina (truque neste post). O pino inclinado que fica no centro da parte de cima da máquina eu uso apenas em conjunto com o cone grande ou com o pino removível (quando é um retrós pequeno de linha) quando uso agulha dupla, já que aí é preciso passar duas linhas por cima.


Duas linhas para costura com agulha dupla.

- Continuo a usar bobinas plásticas e também de metal, desde que sejam das bobinas mais altas. Não vejo diferença entre elas.
- A troca de agulhas e sapatilhas continua acontecendo normalmente, sempre que necessário.

Acessórios:
- Ainda não usei a sapatilha para bainha invisível. Eu até tentei, mas não consegui acertar como usar. Também nunca usei a sapatilha para pregar botões.
- Usei a guia de costura para quiltar alguns projetos (como a jaqueta bomber), mas só consigo usá-la em conjunto com a sapatilha de uso geral, ambos vieram com a máquina. Caso eu troque o pé calcador pelo pé para quilt reto (comprado separadamente), a guia fica frouxa e não dá para ser usada. Por conta disso, praticamente não tenho usado o pé para quilt reto.
- Sobre a sapatilha para costura na vala que eu comprei, no ano passado eu contei que não tinha me acertado com ela. Mas hoje em dia tem se mostrado muito útil. A última vez que usei foi para quiltar os jogos americanos feitos com a técnica de Foundation (post aqui). Era uma questão de adaptação minha mesmo.

Manutenção e problemas:
Como contei acima, não tive nenhum grande problema que tenha feito a máquina parar de funcionar, a ponto de ter que levar para uma assistência técnica. Só o passador de linha que está torto e eu substituí por outro avulso.
Continuo a limpar e lubrificar periodicamente, conforme eu mostrei neste post.
Sempre que a máquina não está em uso eu a deixo coberta com uma capa, para proteger do pó.
A máquina nunca fez nenhum barulho realmente estranho.

A respeito de barulho, duas coisas que eu diria para quem tem qualquer máquina de costura:
1. Lógico que quando costuramos tecidos mais grossos ou várias camadas, o barulho da máquina é um pouco diferente de quando costuramos um tecido bem fino, basicamente porque a máquina está sendo mais exigida, mas se a qualidade da costura permanece a mesma, não considero preocupante.
2. Se alguma coisa está errada com a passagem das linhas, pode ocasionar algum barulho diferente do habitual. O jeito é repassar tudo e ver se não tem nenhum restinho de linha enroscada onde não deve.

Dúvidas:
Depois de dois anos de uso eu considero não ter mais dúvidas em relação ao uso da máquina. No primeiro ano de uso eu solucionei o que surgiu, como a regulagem e utilidade dos pontos e também como limpar e lubrificar corretamente.

Avaliação Geral:
A minha avaliação geral permanece muito boa, a máquina não me deixou na mão nenhuma vez até agora, considerando que os projetos de costura aqui são um tanto variados: vão desde uma blusa levinha de seda, passando por camadas a serem costuradas e quiltadas no Patchwork e chegando a roupas com tecidos mais pesados como a lã (com forro, ainda por cima). Ano passado também passei a costurar malhas com esta máquina e deu tudo certo. Se não fosse o passador automático de linha ter entortado, não teria nenhum ponto "contra" sobre a máquina, mas considero isso algo pouco importante, já que não impede de usar a máquina. É só uma comodidade que não tenho no momento.

Honestamente, com base no uso que eu tenho feito nesse período, eu imagino ficar com essa máquina por um bom tempo, já que até o momento ela funciona super bem e não tive limitações com ela. Continuo recomendando!

OBS: Recentemente eu vi no site da Singer novas versões desta máquina e da 4411. Quanto às funções dos modelos mais novos eu não notei diferença nenhuma, me pareceu apenas uma mudança no visual da máquina, que agora está branquinha. Estou dando essa dica caso interesse comprar uma máquina como esta aprofundar a comparação e ver se reflete no preço também!

Ufa! Espero que este post seja útil e estou feliz que a máquina está funcionando super bem!

Beijos e boas costuras!

16 comentários:

  1. Oi, Katia!
    Nossa, como seu post me foi útil! Há dias peregrino à busca de informações acerca de máquinas de costura, pois pretendo adquirir uma que possa fazer uma variedade de coisas (sou iniciante e ainda busco me identificar com um tipo de trabalho). Tenho lido diversas postagens e assistido a vídeos, mas a sua pesquisa e experiência são das mais esclarecedoras que encontrei. Obrigada! Grande abraço. Malu Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Malu!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações do blog estão sendo úteis para você.
      Desejo que a sua caminhada na costura seja linda e muito produtiva!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Olá, Kátia! você comprou sua maquina pela internet? em qual site? Quero comprar a minha 4423, vi ofertas bacanas no site Magazine Luiza e também no Walmart, mas tenho um pouco de receio com compras online :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elle!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sim, eu comprei pela internet, pelo site do Magazine Luiza. Na época, há pouco mais de dois anos, eles demoraram para entregar, mas a máquina acabou chegando em perfeito estado.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Olá, Katia! Comprei uma máquina Singer pelo site do Magazine Luiza tbm, so que ela veio sem a caixa de acessórios, então fiquei na duvida se vem mesmo ou não! A sua máquina veio com a caixa de acessórios ou tem que comprar separado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Não sei exatamente o que seria a caixa de acessórios que você menciona, mas as "miudezas" que vieram junto com a minha máquina foram:
      - Sapatilha para Pregar Zíper
      - Sapatilha para Casas de Botão
      - Sapatilha para Pregar Botão
      - Sapatilha para Bainha Invisível
      - Abridor de Casas / Pincel de limpeza
      - Chave de Fenda
      - Guia de costura
      - Embalagem de agulhas
      - Prendedor de carretel grande
      - Prendedor de carretel pequeno
      - Bobinas
      - Pino porta carretel
      - Feltro para o pino porta-retrós vertical
      Como já faz quase três anos que tenho esta máquina, não lembro como estes acessórios vieram acondicionados, mas você já abriu a tampa frontal da máquina?
      Caso você não tenha encontrado ainda, sugiro você entrar em contato com o SAC da Singer para verificar com eles o que pode ter acontecido!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Katia, seus "relatórios" são ótimos! Vou comprar uma máquina e estou quase decidida a comprar uma singer igual à sua. Mas gostaria de saber duas coisas:1) é fácil costurar malha? 2) ela aguenta umas 4 horas de costura por dia?
    Muito obrigada pela sua resposta e parabéns pelos artigos.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vilma!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações do blog estejam sendo úteis para você escolher sua companheira de costuras!
      Vamos às suas questões:
      1. Eu costuro malhas com ela sem problemas, usando agulha apropriada (com ponta bola) e também agulha dupla para os acabamentos.
      2. Eu não costuro em quantidade, mas uso a máquina com frequência, algumas vezes por várias horas num mesmo dia ou mesmo por dias seguidos. Já está chegando ao 3o ano de uso e nunca tive problemas com ela. Se for para uma produção em quantidade, veja se não é melhor considerar uma máquina industrial, ok?
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  5. Oi Kátia gostaria de saber se a sua maquina 4423 pode usar lâmpada de Led e a comum???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Darliana!
      A minha máquina veio com lâmpada comum, como nunca precisei trocá-la, não sei se a lampada de LED é compatível com ela. O modelo mais recente (5523) pode vir com a lâmpada de LED.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  6. Katiaaaa, demorei para comprar a minha, e saiu de catálogo. Estou desolada, de verdade.
    Sabes me dizer qual máquina entrou para substitui-la? Ou podes me indicar um outro modelo similar a ela...
    Obrigada,
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, a 4423 foi substituída pela 5523, são muito parecidas!
      Fiz um post comparativo entre o modelo antigo (que é o que eu tenho) e o mais recente:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2015/12/comparativo-entre-as-maquinas-singer.html
      Espero que seja útil!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Super obrigada!
      Tu és uma querida, além de super costureira!
      Tuas costuras são fantásticas. Bjssss
      Vou ler o post

      Excluir
    3. Oi, Lia!
      Obrigada pelos elogios tão carinhosos!
      Espero que as informações sejam úteis para você!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    4. Katia, a 5523 também não existe mais... tristeza
      A moça da loja diz que é a 2918 que se assemelha, será?
      Não entendo porque tiram um produto de fabricação, quando dá super certo :(

      bjs

      Excluir
    5. Oi, Lia!
      A 4423 ficou bastante tempo à venda... Agora se a 5523 não existe mais, eu não entendi, já que ela foi lançada há pouco tempo... Se elas não estiverem mais sendo fabricadas (o que eu acho que convém confirmar diretamente com a Singer), as máquinas que sobraram na família Facilita Pró são as 2968 e 2918 mesmo...
      Vou tentar buscar mais informações!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails