3 de jul. de 2013

Pontos da Máquina de Costura

Olá!

Nos últimos posts acabei me revelando uma apaixonada por costuras à mão. Logo agora que eu tenho uma máquina de costura novinha em folha. Engraçado, né?!

Na verdade, eu ainda não explorei tudo o que a máquina tem a oferecer, já que até agora só usei o ponto reto e o ziguezague para dar acabamento a algumas peças.

Mas a Novinha tem 22 Pontos, sendo: Básicos (reto/ziguezague), Essenciais (3 pontinhos/bainha invisível), Flexíveis (para costurar malhas) e Decorativos, além de fazer casa de botão em 1 passo. Se quiser relembrar quais foram as máquinas que eu pesquisei antes de comprar a minha, é só ver este post aqui.

Um tempo atrás resolvi testar os pontos costurando em um pedaço de tecido, pois no manual não explica todos eles em detalhe (o que é uma pena e este post acaba sendo uma espécie de desabafo e de crítica à Singer, pois eu não deveria precisar garimpar tanto por esse tipo de informação). Tive dificuldade para fazer os ajustes de comprimento e largura dos pontos já que eu ainda não os conhecia "pessoalmente". O que eu achei que ficou legal eu anotei em uma tabela. Ainda assim, não sabia para que todos eles serviam. A vantagem foi poder ver os pontos costurados, não só ilustrados no seletor da máquina ou no manual de instruções.



Consultando os meus livros de costura alguns pontos aparecem, então resolvi retomar a pesquisa agora nas férias. Além do que eu tenho em casa para consultar, peguei emprestado o DVD que acompanha a máquina Elgin da minha mãe (continuo achando isso muito legal, ponto para a Elgin) e baixei alguns manuais da Singer que acabaram servindo de complemento para o meu.

Deixo aqui então um apanhado do que eu consegui.

Primeiro, um vídeo que não é exatamente do mesmo modelo da minha máquina, mas que ajuda a visualizar um tanto de coisas. Creio que mesmo que a máquina seja de outra marca, não deve ser muito diferente (só deve mudar mesmo como ajustar em seletores manuais ou digitais, mas os princípios dos pontos devem ser os mesmos).



 

Pontos da Singer Facilita Pro 4423
Na parte de cima: Seletor para casa de botão, depois os pontos regulares.
Na parte de baixo, os pontos flexíveis.

Pontos regulares:

Pontos Flexíveis:


* Para pregar botões, seguir as instruções do fabricante e usar a sapatilha específica.
** Este ponto serve para dar acabamento semelhante ao overloque, mas sem cortar o tecido como acontece nas máquinas especiais para acabamento em overloque.

Pelo fato do manual da minha máquina ser bem incompleto nesse sentido, esta tabela tem o que eu encontrei nos manuais da Elgin Genius, Singer Tradition e Singer Brilliance, além de dois livros e um DVD da Elgin (lá embaixo tem todas as informações!). Nem todos os itens têm preenchidas as informações de largura e comprimento dos pontos, mas como isso pode variar de acordo com o trabalho a ser feito, eu considero secundário.

Considerações:
- Se você não tem uma máquina ainda ou está pensando em comprar outra, além de outros aspectos a serem considerados, vale a pena dar uma olhada no manual de instruções. Os sites dos fabricantes, pelo menos da Elgin e da Singer, disponibilizam as versões eletrônicas de cada modelo.
- O "problema" do meu manual não é só na versão brasileira. Buscando o manual americano e o inglês, eles eram todos idênticos (ou seja, é uma derrapada mundial da Singer).
- Ao fazer contato com a Singer pela página do Facebook, indicaram fazer uma aula de manuseio. Tempos atrás eu pensei em fazer, mas além de ser paga (R$ 100, ui!) os locais são distantes para mim. Hoje eu penso que não preciso fazer essa aula já que sei usar bem a minha máquina, sem grandes dificuldades. O que eu precisava era exatamente uma tabela como essa que acabei fazendo sozinha.

Curiosidade:
- Você sabia que uma máquina Singer no Reino Unido tem 25 anos de garantia? E que nos Estados Unidos a garantia é de 15 anos? Aqui no Brasil, a garantia oferecida é de 1 ano apenas.

Enfim, agora creio que poderei sair do uso mais básico da máquina nova e passarei a tirar mais proveito dela. Acho que a primeira novidade vai ser explorar as possibilidades de acabamento e chuleio e não mais me restringir ao ziguezague.

Se você tiver dicas sobre esse assunto e quiser compartilhar nos comentários, ficarei super feliz em aprender e colocarei como complemento deste post, ok?

Um beijo!

Materiais consultados:
* Manual de Instruções - Máquina de Costura Doméstica Singer - Modelos (Facilita Pro) 4411 e 4423. Versão em PDF aqui.

* Manual de Instruções - Máquina de Costura Doméstica Singer - Modelos (Brilliance) 6160 e 6180. Versão em PDF aqui.
* Manual de Instruções - Máquina de Costura Doméstica Singer - Modelos (Tradition) 2250, 2259, 2263 e 2273. Versão em PDF aqui.
* Manual de Instruções - Máquina de Costura Doméstica Elgin - Modelo Genius JX-4000. Versão em PDF aqui.
* Curso de Manejo de Costura Elgin JX-4000 (em DVD, acompanha a máquina de costura)
* O Grande Livro da Costura - Seleções do Reader's Digest - 1979

* Coleção Manequim - Guia Completo da Costura - Volume 3: Costuras e Acabamentos. Editora Abril - 2012.

67 comentários:

  1. Ótima postagem , parabéns gostaria de saber se posso colocar essa informações no meu site de maquina de costura.
    Fico no aguardo.

    http://www.machinebrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário!
      Este blog é feito de maneira muito pessoal, prefiro que estas informações não sejam utilizadas comercialmente.
      Acredito que, como revendedor de máquinas, a Singer possa lhe oferecer informações sobre o equipamento para divulgação comercial.
      Obrigada!

      Excluir
    2. oi katia tenho uma maquina facilita singer a uns anos muito boa, só que agora ela me surpriendeu com um pobleminha, nao quer costurar (fica soltando nao está costurando) o que eu faço estou desesperada.por favor me responda estou aguardando

      Excluir
    3. Oi, Maria Edjane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sem ver a máquina é complicado dizer o que pode estar acontecendo... Você já tentou repassar as linhas e também ver se tudo está no lugar de sempre?
      O que eu recomendo a você, se a máquina ainda não estiver costurando como de costume, é levar a uma assistência técnica, ok?
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Adorei sua postagem e compartilho de sua opinião com relação ao manual da Singer, acabei de fazer a compra dessa mesma maquina sua (novinha) e estou tendo os mesmo problemas. Muito boa sua explicação para o pontos, era exatamente o que estava procurando, tenho certeza que que será muito útil para mim. Parabéns pela sua iniciativa, você fez o trabalho da Singer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Keila!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Pois é, a máquina é ótima, estou usando bastante e não tive problemas nestes 6 meses de uso, mas o manual deixa a desejar. É complicado quando isso acontece, pois acaba atrapalhando que tiremos o máximo proveito da nossa máquina. Espero que seja útil para você também!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Kátia,
    Muitíssimo obrigada por suas dicas! Tenho pesquisado muito, pois comprarei minha primeira máquina! Esse modelo da sua Singer costura bem tecidos finos?
    Abraços
    Daiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane!
      Eu não consigo lhe dar certeza quanto a tecidos finos pois ainda não usei a máquina para costurar algo do tipo. Estou com uma blusa de chiffon "na fila" para costurar, acredito que não terei problemas acertando a tensão da linha e também usando uma agulha para esta finalidade!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Katia,

    Estava pesquisando, pois irei comprar minha primeira maquina, assisti mtos videos, inclusive da singer,
    mais nenhum com tão importantes informações.
    Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa e de compartilhar as informações.
    Beijos
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu fiz a pesquisa para tirar melhor proveito da minha máquina e resolvi compartilhar com quem mais precisasse, espero que seja útil para você também!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  5. Oi, Katia!
    Acabei de ganhar uma máquina exatamente igual a sua, acabei de inaugurar, e como sou novata em costura procurei apoio no manual, mas para minha surpresa, não encontrei o que buscava... Resolvi pesquisar na net e encontrei seu post que de fato é uma luz na escuridão. Ainda bem que existem pessoas como você, que tem a preocupação de divulgar seus conhecimentos e ajudar a outras pessoas.
    Muito grata! Beijos mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iolanda!
      Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso!
      Espero que esteja gostando tanto da sua máquina quanto eu gosto da minha. Espero também que estas informações lhe sejam úteis para que você aproveite ao máximo a sua máquina, o post está aqui para isto mesmo!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  6. Qual é o modelo da sua maquina quero comprar uma igual , achei sua explicação super interessante.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A minha máquina é uma Singer Facilita Pró 4423.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  7. Oi, estou acompanhando seu blog e recentemente comecei um curso de costura!
    Estou pesquisando sobre máquinas, pois pretendo comprar uma. Estou em dúvida entre a Facilita Pro 4423 e a Brilliance 6160/6180...Como quero poder costurar tecidos grossos, acho que a Facilita Pro 4423 é mais indicada, não é? Ou as Brilliance aguentam um jeans de vez em quando?? Acho lindo os pontos decorativos, mas acho que as máquinas mecânicas são mais fortes (só acho mesmo! hahah) Qual sua opinião??

    Suas costuras são uma inspiração! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu usei uma Brilliance só uma vez, em uma oficina criativa que não usava materiais grossos, então eu não tenho conhecimento suficiente para falar sobre ela...
      A minha máquina tem aguentado materiais mais grossos sim, apesar que eu não tenha costurado jeans nela ainda, ela consegue costurar algumas camadas sem problemas.
      A última costura que fiz eu não tive problema: uma saia de lã (tweed), com forro, na qual eu apliquei um cós dobrado, que tinha entretela. Costurou normal!
      A maior vantagem das máquinas eletrônicas, a meu ver, é a variedade de pontos decorativos. Então vai depender mesmo do uso que você vai fazer!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. Ola queria saber se o ponto de overlock inclinado posso fazer o ponto caseado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O ponto de overloque inclinado é diferente do caseado (que a minha máquina não tem) porque o ponto caseado forma um "T" e o desenho do ponto overloque inclinado é um pouco diferente.
      Pode ser uma opção na falta do ponto caseado, vai cumprir a função de prender uma aplicação, por exemplo, mas eu nunca testei para saber como fica esteticamente, se fica bonito, sabe?
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  9. Comprei uma máquina singer facilita 4411, e vou fazer um curso de costureiro no Senac, será que vou aprender mais que o básico da costura?Será que com este curso vou aprender a manusear bem a máquina e tirar proveito dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu não conheço o conteúdo deste curso para poder lhe dizer algo a respeito. Sobre o manuseio da máquina, se lá forem usadas máquinas domésticas, acredito que você poderá aproveitar as dicas para manusear a sua máquina em casa.
      Um beijo e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Pelas informações que obtive as máquinas são todas industriais, vai do nível mais básico ao mais completo, elas disseram que vou sair confeccionando minhas próprias roupas. Obrigada por responder.

      Excluir
    3. Olá!
      Aprendendo a manusear máquinas industriais, acredito que depois você vai conseguir transpor os conhecimentos para a sua máquina. Espero que você aproveite bastante o curso e a sua máquina!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  10. MINHA MÁQUINA É SINGER FACILITA PRÓ 4411. COMO POSSO FAZER BONS ACABAMENTOS NESTA MÁQUINA E QUAL A SAPATILHA QUE POSSO USAR PARA ISTO, ELA PERMITE A TROCA DESTA SAPATILHA, OU QUAL O RECURSO MAIS APROPRIADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Os pontos de acabamento que eu mais uso são: ziguezague (principalmente em tecidos mais finos), acabamento duplo e o overloque inclinado. Em todos eles eu não troco a sapatilha, faço com a sapatilha de uso geral mesmo. Lembrando que esta sapatilha não corta o tecido, como acontece numa máquina de overloque.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  11. TENHO A MÁQUINA SINGER FACILITA PRO 4411, ESTA MÁQUINA PERMITE TROCAR A SAPATILHA PARA FAZER SOMENTE ACABAMENTOS, OU TENHO QUE COMPRAR UMA OVERLOQUE. OU PARA FAZER BONS ACABAMENTOS COM ESTA MÁQUINA QUAL A SAPATILHA QUE DEVO USAR NELA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A máquina permite que as sapatilhas sejam trocadas, mas para os pontos de acabemento que ela oferece eu deixo a sapatilha de uso geral mesmo, lembrando que ela não corta o tecido excedente como em uma máquina de overloque.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  12. Muito obrigada, acabei de comprar a máquina singer facilita pro 4423, e estou com dificuldades para acertas os pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gloria!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que as informações daqui do blog sejam úteis para você aproveitar ao máximo a sua máquina de costura!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  13. Boa tarde kátia, me socorre, me disseram que para eu aprender a fazer uma peça de roupa eu preciso saber fazer a modelagem antes, senão não vou saber fazer. Que eu deveria fazer um curso de modelagem antes. Será que através de uma peça de roupa eu consigo fazer outra (copiar o modelo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, através do conhecimento de modelagem você saberá fazer uma peça do zero, da forma que você tem em mente. Copiar uma peça da outra é uma forma também, mas o conhecimento acaba ficando restrito àquela peça que você está reproduzindo.
      Eu não tenho um conhecimento completo de modelagem, mas sei partes importantes que me ajudam a costurar usando moldes prontos, ajustando ao meu corpo e minhas medidas. Esta também é uma forma de aprender.
      Eu acho que depende muito do seu objetivo, se você pretende trabalhar com confecção, saber modelagem para criar as próprias peças é muito importante!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  14. olá Kátia ajudou sim, mas como faço os moldes ou onde posso comprá-los se necessário for?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não vou trabalhar com confecção, mas quero fazer minhas próprias roupas e minha família também.

      Excluir
  15. Desculpe Kátia coloquei o cometário no lugar errado(na resposta), aprendi a colocar meu nome agora no blog, meu nome é Marilene e não anônima como estava colocando. Não vou trabalhar com confecção mas quero fazer roupas para mim e minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene!
      Os moldes você pode encontrar em revistas e livros. Em aulas de corte e costura você também sairá com bases das peças básicas.
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  16. Olá,
    Adorei o blog que, caiu feito luva na minha vida! Comprei a Facilita 4423, tive uma aula de manejo, li o manual, mas sempre fica faltando informação.
    Talvez, você já tenha conhecimento, mas hoje encontrei um vídeo muito bom, Singer Passo a Passo - Acessórios, demonstrando os diversos tipos de sapatilha que podemos usar.
    Parabéns pelo belo trabalho que, certamente, irá facilitar a vida de muitas pessoas.

    Um abraço,

    Janete
    RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janete!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Obrigada também pela dica do vídeo sobre as sapatilhas, vai ser útil para todo mundo que passa por aqui!
      Espero que você volte sempre!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  17. Boa tarde,
    Comprei uma maquina Singer Tradition 2250 e não estou conseguindo ajustar para bordar, pois estou aprendendo ainda e no manual não explica nada.pode me ajudar se possível. Obrigado
    nisesf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Creio que eu não consiga te ajudar, pois eu nunca usei uma máquina como a sua. O que eu posso sugerir é, já que o manual não solucionou suas dúvidas, entrar em contato com o SAC da Singer ou procurar vídeos no You Tube, pode ser que tenha um que resolva o que você precisa!
      Boas costuras!
      Katia

      Excluir
  18. Olá. Ouvi dizer q está maquina é fabricada na China, é frágil e q assistência técnica no Brasil (algumas cidades) é difícil. Já ouviu falar alguma coisa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A minha máquina foi fabricada na China sim (fui lá procurar a etiqueta, rs). Mas para te falar a verdade, acredito que todas as máquinas à venda hoje em dia (ou boa parte delas) seja feita por lá.
      Eu não acho esta máquina frágil, até porque ela tem uma estrutura de metal e é mais pesada. Nunca tive problemas com ela.
      Sobre a assistência técnica, para ver se a Singer atende a sua cidade, o bom mesmo é consultar o site da empresa: http://www.singer.com.br/assistencia-tecnica/.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. No site da Singer dá tudo. Lugar para assistência técnica mais perto da sua cidade. E a máquina não é frágil não. A minha é da mesminha e estou amando...

      Excluir
    3. Oi, Simone!
      Obrigada por compartilhar a experiência com a sua máquina!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  19. oi minha maquina e nova e nao ta fazendo zigue zague e nem um ponto so reta voce pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não sei se consigo responder apenas com esta informação, mas para qualquer ponto "dar certo" nas máquinas de costura você precisa ver:
      - Seleção do ponto (veja se está no ponto desejado, como no ziguezague)
      - Largura do ponto
      - Comprimento do ponto
      Por exemplo, para eu fazer ziguezague como acabamento em um tecido fino, eu coloco o seletor de pontos no ziguezague, ajusto o comprimento do ponto em 2 e a largura do ponto em 4. Você pode fazer esses ajustes e ir testando num retalho, até que o ponto fique conforme você deseja.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  20. Olá...

    Recentemente estava procurando por alguma empresa especialista em aviamentos. Depois de muita busca, me indicaram a Baxmann! Você conhece?

    Eles são ótimos e eu recomendo!! Vale a pena acessar e saber mais sobre a empresa.
    Comprei botões flexíveis com eles. Veja: http://www.baxmann.com.br/produtos/botoes-flexiveis

    ResponderExcluir
  21. Oi Kátia prazer! Me chamo Gabriella adorei seu blog só queria tirar apenas uma dúvida. Poderia ajudar estou muito interessada em apreender costurar fazer meu propio negócio haha so queria saber se sua máquina ela tem a vantagem de fazer quase tudo por exemplo:calças, blusas, moletom, vestidos etc não há problemas nisso? Gostaria qual são as máquinas necessária para isso bjbfa bar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriella!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Esta máquina é bastante versátil, costuro muitas coisas com ela, já fiz peças em jeans, lã, tecidos finos e malhas!
      Para uma produção maior, voltada para venda, pode ser que equipamentos industriais sejam mais adequados, neste caso uma máquina de costura reta e uma de overloque (para costura de malhas e para acabamentos em tecidos planos).
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  22. Ou Kátia tenho uma máquina igual a sua porém tenho dificuldade em fazer os pontos decorativos,VC poderia postar vídeos nos ensinando como executar esses pontos?

    ResponderExcluir
  23. Ou Kátia tenho uma máquina igual a sua porém tenho dificuldade em fazer os pontos decorativos,VC poderia postar vídeos nos ensinando como executar esses pontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Por enquanto eu não tenho intenção de fazer vídeos, pois não tenho conhecimento suficiente em edição para fazê-los com qualidade...
      O acerto dos pontos em geral, inclusive os decorativos, a gente consegue fazendo a combinação entre os seletores de comprimento, largura e tipo de ponto.
      Eu montei a tabela deste post que eu acredito que possa ser útil para você fazer um teste, já que o manual carece deste tipo de informação.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  24. Katia, Olá. Tenho uma Singer 2250 já há quatro anos e nunca deu problema. No entanto, esses dias o seletor de pontos parou de funcionar. Giro ele, mas só faz a costura reta, mesmo estando selecionado o zigue zague. Se puder me ajudar ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu não tenho como saber com certeza o que pode estar ocorrendo, mas parece que o seletor pode estar quebrado... Você já tentou verificar o problema em uma assistência técnica?
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  25. Oi, Katia, gostaria de te parabenizar, o blog é sensacional e está me ajudando MUITO a escolher minha próxima máquina. Eu tenho uma Elgin velhinha de uns 40 anos que quero aposentar já que ela foi pifando e não sobrou mais nenhum recurso além da costura reta, tadinha.... Estou querendo uma Singer 4423 e fiquei um pouco insegura pq vi algumas pessoas reclamando, mas vendo seus posts me animei de novo =)
    Antes de achar seu blog eu já estava pesquisando todos os detalhes que eu pudesse encontrar (já que, como você disse, o manual é bem fraquinho) e esse post foi um achado maravilhoso. Só tenho uma dúvida, me perdoe se eu estiver falando besteira: Eu tinha a sensação que quando a opção S1 é selecionada o comprimento do ponto não podia ser mexido (ficaria em um padrão fixo), somente a largura daria pra alterar. Mas olhando sua tabelinha você colocou o inverso.... Minha dúvida procede?
    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que o blog esteja sendo uma boa fonte de pesquisa para a sua nova companheira!
      O que você falou é verdade, o S1 corresponde ao comprimento do ponto flexível escolhido, que passa a ser automático, você só ajusta a largura do ponto no outro seletor
      Obrigada por fazer esta observação! Mesmo revisando tantas vezes ainda saiu esse detalhe errado, vou arrumar!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  26. Oi Katia! Sou leitora nova e estou adorando seu conteúdo!

    Não identifiquei os dois pontos que você menciona que podem fazer a vez do overloque na Facilita Pro. O vídeo que havia no post também não carrega mais. Será que pode me indicar quais são os dois pontos que poderiam ser usados ou o caminho de onde encontrar essa info?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thais!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo do blog, tudo aqui é feito com muito amor!
      Os pontos que simulam o acabamento em overloque são os dois últimos da tabela que está neste post (que estão identificados pelas letras J e K, na máquina eles são encontrados através dos desenhos correspondentes).
      Lembre-se que estes pontos servem para dar acabamento semelhante ao overloque, mas sem cortar o tecido como acontece nas máquinas especiais para acabamento em overloque.
      Sobre o vídeo, obrigada por avisar, eu acabei de revisar e agora ele está disponível novamente!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  27. Você conseguiu tirar minha dúvida, o que parecia ser tão simples,tem muito a ser aprendido e o mais incrível é q2ue parece que só vc enxergou está necessidade, que para mim deveria ser divulgado pela própria Singer.Tenha muitas costuras criativas e excelentes realizações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ruth!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu também acho que a Singer deveria ter feito este trabalho, mas já que eu acabei reunindo estas informações, achei por bem compartilhar com quem mais precisar!
      Espero que você também tenha ótimas costuras e tudo de bom!
      Beijos,
      Katia

      Excluir
  28. Estou na eminência de comprar minha primeira máquina, e fiquei muito feliz com seu post, obrigado por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fatima!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações que estão aqui no blog estejam sendo úteis para você escolher a sua máquina!
      Espero que seja tão feliz com a sua máquina assim como eu sou com a minha!
      Se puder voltar depois para contar qual foi a máquina escolhida e se está gostando dela, vou adorar saber!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  29. Oiie boa tarde. Adorei seu post. Me ajudou baste, mais queria saber se a sua maquina tbm borda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danny!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Esta máquina não borda, possui apenas os pontos básicos e alguns decorativos.
      Geralmente apenas máquinas eletrônicas fazem bordados.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  30. Esta máquina costura várias camadas? Gostaria para fazer patchwork.... várias camadas e com manta.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neid!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Já usei bastante esta máquina para trabalhos de Patchwork e quilt e ela deu conta sim!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  31. minha máquina é nova tem 12 pontos , incluindo zigue zague , bainha invisível e casinha de botão ,mas ela não esta fazendo esses pontos , só faz o reto e eu não sei o que fazer , pode me ajudar , por favor?

    ResponderExcluir
  32. minha máquina é nova tem 12 pontos , incluindo zigue zague , bainha invisível e casinha de botão ,mas ela não esta fazendo esses pontos , só faz o reto e eu não sei o que fazer , pode me ajudar , por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É difícil dizer o que pode estar acontecendo sem conhecer a sua máquina, mas recomendo rever se todos os seletores de ponto, de largura e de comprimento dos pontos estão funcionando normalmente. A combinação certa deles é que torna os pontos possíveis. Se tiver o manual de instruções à mão, veja se tem alguma dica em especial que possa te ajudar também.
      Se ainda assim não conseguir operar os outros pontos sem ser o ponto reto, sugiro entrar em contato com a assistência técnica do fabricante.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails