26 de mar. de 2014

Minha máquina de costura - Singer Facilita Pró 4423 - 1 ano depois

Olá!

Quem acompanha o blog desde o começo sabe que em março do ano passado eu comprei uma Singer Facilita Pró 4423. Portanto, já fez um ano que a minha Novinha está aqui em casa. Depois que ela chegou, um bocado de costuras aconteceram em função de coisas que ela consegue fazer e que a minha Velhinha não conseguia.

 Singer Facilita Pró 4423

Decidi fazer este post contando como tem sido o uso dela e tudo mais, fazer uma avaliação mesmo. Acredito que possa ser útil para quem estiver procurando uma máquina como esta e também para pensarmos a respeito de alguns aspectos na hora de escolher e comprar uma máquina de costura (o post que fiz sobre como escolhi a minha máquina é este aqui).

Instalação
- A instalação foi bem simples e não tive nenhum problema nessa parte. No meu quartinho de costura eu deixei uma tomada exclusiva para a máquina.

Manuseio
- Quanto a encher bobinas e passar as linhas na máquina o manual explica bem. Minha máquina tem passador automático de linha e funciona direitinho.
- Eu tinha dúvida sobre o uso dos seletores, mas era falta de hábito mesmo. No começo eu colei post its para lembrar qual era o seletor de largura e qual era o de comprimento do ponto, já que estava em inglês e eu vivia confundindo. Agora já sei tudo de cabeça. Também não tive problemas para usar os seletores de tensão da linha e de posição da agulha.
- Tenho usado cones grandes de linha deixando atrás da máquina e usando um ganchinho na prateleira acima da máquina para a linha desenrolar do cone sem que ele caia (truque neste post). Nunca uso o pino inclinado que fica no meio da máquina para os carretéis pequenos, acabo usando o pino removível na vertical mesmo. Eu acho que essa parte é questão de gosto e adaptação.

Linha no pino vertical removível e bobina de metal.

- A máquina veio com 4 bobinas plásticas transparentes das mais altas. Eu já tinha várias bobinas altas de metal que eu usava na Velhinha e que também servem nesta máquina.
- A troca de agulhas e sapatilhas é fácil e vem bem explicada no manual.

Acessórios
- Dos acessórios que vieram na máquina, eu nunca usei a sapatilha para bainha invisível (eu confesso que cheguei a testar mas não entendi como usa e também porque gosto de fazer à mão). Também não usei a sapatilha para pregar botões, nem o guia de costura.
- Os outros acessórios (sapatilha para costura geral, para pregar zíper, para casear, desmanchador de costura/abridor de casas, escovinha de limpeza, chave para parafusos da máquina) eu usei normalmente e não tive problemas.
- Por conta dos projetos de Patchwork, comprei uma sapatilha para costura na vala mas não me adaptei totalmente a ela, acabo usando a sapatilha de uso geral mesmo ou o pé calcador para quilt reto.
- Comprei também um pé calcador para quilt reto, que veio com um manual de como instalar e tem sido muito útil para projetos grossos ou com muitas camadas. Em geral, juntamente com o pé, eu altero a tensão da máquina para uma ou duas a mais (posição 5 ou 6) do que uso habitualmente (posição 4).

Pé calcador para quilt reto.

- Cheguei a comprar também uma sapatilha de uso geral mais estreita, pois sempre tinha alguma diferença entre a largura dos projetos feitos nas aulas de Patchwork e os feitos em casa. Descobri depois que um ajuste fino pode ser feito no ponto reto, colocando o seletor de largura do ponto mais para esquerda ou para direita. Faço isso deixando o seletor de posição da agulha sempre no meio.

Manutenção e problemas
- Neste primeiro ano eu não tive nenhum problema com a máquina a ponto de ter que levá-la para uma assistência técnica, o que é ótimo.
- Segui o que estava no manual e também um vídeo da Singer a respeito de limpeza e lubrificação da máquina (tem neste post). No começo eu não tirava a caixa de bobina porque estava bem dura e eu tinha receio de quebrá-la. Depois que eu consegui tirar e colocar de volta pela primeira vez, faço o procedimento completo.
- A lâmpada nunca queimou, mas no manual explica como trocar.

Dúvidas
- Eu tive muita dificuldade para saber o uso dos pontos que a máquina faz, pois o manual nesta parte é muito fraco. Só o uso dos pontos reto e ziguezague são bem explicados. Para fazer casas de botão o manual também tem boa explicação. Fiz testes e pesquisas por conta própria para descobrir para que serve e como ajustar cada um. Acabou virando o material deste post aqui.

 Pesquisando e testando os pontos da máquina.

Avaliação geral:
A máquina é resistente, forte e muito estável, não apresentou nenhum problema. Não é das mais práticas para levar de um lugar a outro por ser um pouco pesada, mas possui uma alça para transporte. Como pontos fracos eu aponto o design (vamos combinar que existem máquinas mecânicas bem mais bonitas que esta, rs) e o detalhamento dos pontos no manual que deixa a desejar. Eu uso para costurar roupas, acessórios e coisas para casa, dos tecidos mais grossos aos mais finos, e ela tem dado conta do recado. O uso e a manutenção têm sido fáceis e a máquina atende bem o que eu procurava.

Espero que seja útil!
Beijos!

65 comentários:

  1. Oi Katia,
    no dia 16/04 eu comprei minha máquina de costura igual a sua e hoje estava procurando na net informações sobre o funcionamento dela e encontrei seu blog, estou adorando ler todos os posts que falam da nossa máquina rsrsrsrs....muito obrigada por compartilhar suas experiencias com a Facilita pro 4423.Eu tenho a Singer Zig Zag 247, mas costuro pouco, e pensei se eu tivesse uma máquina com mais recursos talvez costurasse mais, agora estou aqui ansiosa esperando minha novinha chegar pra ver como será nosso relacionamento, rsrsrs....
    Beijos
    Lola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lola!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as nossas máquinas de costura tenham te trazido até aqui!
      Desejo que você produza muitas coisas lindas com ela!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Kátia, comprei uma máquina igual a sua em janeiro, mas deu problema logo na 1º semana de uso(a agulha só se posicionava a esquerda, o que impedia de realizar alguns trabalhos e de usar acessórios, tb fazia um barulho estranho e muito alto). Pedi pra trocar mas voltou a mesma máquina com o mesmo defeito quase 50 dias depois. Ok, levei na assistência autorizada Singer, aí sim o problema foi resolvido depois de aguardar novamente mais de 1 mês por peças de reposição. Na autorizada Singer eu estava disposta a comprar bobinas de metal pra facilitar na hora de guardar,( vi um site ensinando fazer um quadro magnético muito legal: http://www.amilonga.com.br), mas o tecnico me desencorajou, disse que o ideal é usar bobinas de plástico iguais as que veem na máquina.
    Obs: na Singer(Brasilia-DF) cada bobina de plástico custa R$ 2,00, achei carríssimo, já que encontrei no site da Aslan um pacote com 10 unidades da bobina de metal por R$ 3,61.
    Agora depois de ler seu post, estou pensando em arriscar usar mesmo as bobinas de metal. A sua máquina nunca deu nenhum probleminha??? Aguardo resposta e desde já agradeço. Beijos! Cíntia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que depois do transtorno inicial a sua máquina esteja funcionando bem!
      Eu realmente não tive problema nenhum com a minha até agora, mas acho muito legal saber sobre essas questões de assistência técnica!
      Sobre as bobinas de metal, eu não notei diferença entre elas e as de plástico que vieram na máquina. A vantagem da bobina de plástico, na minha opinião, é deixar visível a quantidade de linha que tem nela, mas em relação ao uso, não notei mesmo diferença entre a de plástico e a de metal. Uso muito as bobinas de metal porque eu já tinha um tanto delas em casa e também por serem da mesma altura que as de plástico, isso sim é um ponto importante: esta máquina sempre usa as bobinas mais altas.
      Esse tipo de coisa deve ser mais em conta comprando em pacotinhos fechados fora da autorizada, eu imagino...
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Muito útil seu texto, Katia! Obrigada! O outro texto explicando os pontos também será muito útil!
      Infelizmente eu tive o mesmo problema da "quilting atelier", a agulha que se posiciona sempre muito à esquerda, o barulho (um "tec" alto a cada ponto num tecido mais pesado) e quando giro o seletor de pontos a agulha mexe de lugar, e além disso o seletor não gira para a esquerda no ponto zig zag e só nele. Amanhã irá para conserto e espero que tudo se resolva, porque gosto da máquina e, ao contrário de você, considero das mais bonitas, quadradinha e sem pretensão de ser modernosa...
      Um beijo,
      Nati

      Excluir
    3. Oi, Natalia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sobre o posicionamento da agulha eu notei que, usando o ponto reto, você pode ajustar a posição da agulha com aquele seletor da posição da agulha e também usar o seletor de largura do ponto para fazer um "ajuste fino". A agulha da minha máquina fica bem no centro quando a largura do ponto está no 2.
      Sobre o barulho, a minha até faz, mas não achei preocupante pois a costura continua saindo direitinho em tecidos mais grossos.
      Deve ser normal também a agulha mexer quando mexemos no seletor de pontos. Desde que não se faça isso com a agulha abaixada, nunca tive problema pois todos os pontos funcionam direitinho.
      Agora, se o seletor está com problemas para rodar, aí sim a assistência pode te ajudar.
      Eu gosto muito da minha máquina e estou bem habituada com o funcionamento dela, espero que você tenha tudo resolvido também!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Kátia, estou querendo comprar uma máquina para ter uma renda extra. Mas estou na dúvida entre a Tradition 2259 e a Facilita Pro 4423, pois vi umas queixas no Reclame Aqui e fiquei preocupada. No entanto lendo seus posts voltei a me animar com a Facilita Pro 4423. Quero fazer consertos, mas também quero costura tecidos pesados, lingerie e fazer artesanato. Beijos, Iara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iara!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, como eu nunca usei uma Tradition e não conheço as características dela, creio que eu não possa te ajudar comparando as duas máquinas.
      O que posso te dizer é que a minha máquina Facilita Pró continua atendendo ao que eu preciso: fazer e conserta roupas, fazer Patchwork e itens de decoração. Além disso, nunca quebrou, em um pouco mais de um ano de uso.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Bom dia Katia! Meu nome é Ana Paula. Nunca costurei na minha vida rs, mal sei pegar em uma agulha, só que mais ou menos uns 3 meses estou muito interessada em uma máquina de costura, para fazer consertos em roupas da família e quem sabe aprender patch ( estou lendo bastante a respeito). Pesquisei várias máquinas, de vários preços, mas a dúvida continua e aumenta a cada pesquisada rs. A dúvida agora é entre a Brilliance 6180 e a Falicita Pro 4423. Li muitos comentários negativos sobre a Brilliance. Eu queria começar (aprender) fazendo capas de gaiolas pro meu marido, que é um passarinheiro de carteirinha, e consertando roupas, mas eu queria uma que aguentasse reparos em jeans e que não me limitasse no patch. O que você me sugere? Parabéns pelo blog! Que Deus te abençoe. Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu não conheço a Brilliance o suficiente para poder comparar e te dizer, mas eu gosto muito da minha Facilita Pró.
      Eu creio que ela consiga costurar jeans, porque eu a considero forte, mas eu não fiz para te dar certeza. Sobre as capas de gaiola e o Patchwork acredito que ela seria bem útil!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Ana Paula, bom dia! Meu nome é Gláucia e eu tenho uma Brilliance 6180 há um ano e meio. Há quem diga que costura tecidos grossos com ela, mas a minha reclama. Se a sua intenção for utilizar pontos decorativos e costurar roupas, a Brilliance é uma boa opção, mas para tecidos grossos e patchwork ela pode te dar muita dor de cabeça. Se os pontos decorativos não são prioridade para você, seria melhor escolher uma outra máquina, tipo a Janome 2008, que é barata e costura inclusive jeans sem reclamar. Eu tenho uma e uso para os tecidos mais grossos, que a Brilliance não aceita muito bem.

      Excluir
    3. Oi, Glaucia!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Que bom que você deixou suas impressões sobre suas máquinas aqui, tenho certeza que serão muito úteis para quem estiver procurando uma máquina de costura!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  5. Bom diaQ Obrigada Katia. Glaucia, jeans seria pouca coisa. Quero mais pra patch e tecidos médios. Vou dar uma olhada na Janome. Estou quase comprando a Facilita Pro 4423, li mts comentários positivos a respeito. Obrigada pelas dicas. Beijoss e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!
      Depois você volta para contar qual foi a sua escolhida e se você gostou?
      Beijos, obrigada e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  6. Bom dia! Comprei a Singer facilita pro 4423. como comprei pela net, demora 10 dias a entrega. Dia 22/07 espero estar com ela em mãos. Depois conto a vcs minha experiência. Obrigada!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  7. olá, td bem?

    Tenho o mesmo modelo em casa e antes de ontem estava costurando, e quebrei o agulha! Já li no manual como se faz para trocar, mas não consegui. A parte do parafuso que ele pede para desrosquear está muito duro! Não sei se estou fazendo certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Será que você já conseguiu trocar a agulha?
      O parafuso que você está tentando desrosquear é aquele que fica à direita da agulha, numa posição mais alta que ela?
      Para desrosquear este parafuso tem que girar de trás para frente, ok?
      Pode ser que esteja duro por não ter sido mexido ainda, quem sabe?
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. Oi tenho uma tradition que pula muito o ponto quando costuro alguns tipos de malha. Como minha antiga costureira tem uma máquina antiga 'pesadona' nesse estilo (e costura essas malhas chatas direitinho) estou pensando em arriscar comprar esse modelo 4423. Acho que não vou aguentar esperar resposta rsrs pq to muito ansiosa pra resolver logo, mas me diz, como foi tua experiência com malhas tipo aquelas de maiô, liganete, lingerie de lycra... Por sinal, adorei ler sobre tua experiência de 1 ano, valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, para costurar este tipo de material (helanca e afins) eu não tenho muita experiência para te falar. Neste tempo o que eu fiz mais perto foi trocar uma renda elástica na barra de um shorts de helanca que costumo usar por baixo de saias e de vestidos. Nesta costura rapidinha eu não tive problemas!
      Espero que eu tenha ajudado com as informações!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  9. Olá Katia!
    Muito obrigada pelo esclarecimento!
    Me diz uma coisa, ela é silenciosa? Só consigo costurar de madrugada.
    Muito obrigada!
    Abs,
    Priscila.

    ResponderExcluir
  10. Olá Katia!
    Muito obrigada pelo esclarecimento!
    Me diz uma coisa, ela é silenciosa? Só consigo costurar de madrugada.
    Muito obrigada!
    Abs,
    Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla!
      As máquinas mecânicas fazem um pouco mais de barulho que as eletrônicas. Eu considero que esta faz um tanto de barulho normal... Eu muitas vezes costuro aqui em casa à noite ou até de madrugada, o marido e o cachorro nunca reclamaram, rs!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  11. Olá, Kátia, tudo bem? Comprei a Singer Facilita Pro 4423 depois de pesquisar bastante (inclusive o seu blog) e foi uma ótima compra! No começo também não entendi como usar o calcador para bainha invisível mas, depois que vi este vídeo, ficou tudo mais fácil: http://modabynill.blogspot.com.br/2013/09/bainha-invisivel.html

    A dificuldade que tenho com ela é em fazer costuras curvas, porque ela é bem rápida e não tem redutor de velocidade. Mas é questão de prática ;)

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu adoro a minha máquina, nestes dois anos que a tenho, ela nunca me deixou na mão... Fico feliz em saber que o conteúdo do blog ajudou na sua escolha!
      Vou ver este vídeo e quando eu for fazer alguma bainha invisível eu vou testar, obrigada pela dica!
      Eu já consigo controlar bem a velocidade dela, mas no começo o jeito é ir praticando mesmo, até num retalho até pegar o jeito.
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  12. Oi quero comprar de presente para minha avó minha dúvida é se ela costura elasteque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Com esta máquina eu nunca costurei lastex, só fiz isto em uma outra máquina que tenho (uma daquelas bem antigas, de ferro). Infelizmente não posso te responder com certeza... Já tentou verificar com o SAC da Singer?
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  13. Oi katia, acabei de ler seu poste e adorei... Tenho pensado em comprar uma máquina desse msm modelo mas tenho medo de comprar pelo site por medo de chegar c algum problema é pq li comentários q ela é fabricada na China. O q faço?

    ResponderExcluir
  14. Oi katia, acabei de ler seu poste e adorei... Tenho pensado em comprar uma máquina desse msm modelo mas tenho medo de comprar pelo site por medo de chegar c algum problema é pq li comentários q ela é fabricada na China. O q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sobre a fabricação da máquina, eu imagino que dificilmente você vai encontrar alguma máquina nova que não seja feita na China, pelo que eu tenho notado...
      Sobre defeitos, as minhas duas máquinas (de costura e de overloque) foram compradas pela internet e entregues em perfeito estado. Caso haja problemas, existe a garantia do fabricante e também os direitos do consumidor a respeito de produtos comprados pela internet.
      Caso você prefira, talvez seja melhor ir a um ponto de venda pessoalmente...
      Espero que dê tudo certo!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  15. Maravilhoso seu post!! Obrigada pelas dicas! Eu assisti a um curso de bolsas na eduk e os professores usaram essa máquina. Fiquei tão encantada com ela, que mandei mensagem para a professora e perguntei o nome da máquina, pois quero comprar uma igual. Ela me respondeu e só falou bem dela, pois eles trabalham com bolsas e como fazem a dublagem do tecido antes, fica grosso, mas a máquina dá conta direitinho. Fiquei super animada para comprar uma Singer Facilita Pró 4423, pois trabalho com patchwork e preciso de uma máquina forte. Tenho uma Janome 2030 que gosto muito, mas ela não é muito forte e 2 Singer velhinhas, essas sim robustas, uma Facilita antiga e outra Zig Zag. Amo todas elas! Katia, li um post ai acima, de uma pessoa que tem dificuldades para fazer curvas. Nesse curso que assisti a professora orienta a diminuir o tamanho do ponto, pois assim a máquina vai mais devagar e a curva é feita sem problema. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Realmente esta máquina é muito boa, terminei de costurar um macacão jeans na semana passada e ela deu conta!
      Obrigada pelas dicas que você viu no curso!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  16. me tire uma dúvida.
    quero começar a fazer roupas, para vender.
    essa maquina e indicada?
    tenho tantas dúvidas de qual maquina escolher.. rsrsrs.

    ResponderExcluir
  17. me tire uma dúvida.
    quero começar a fazer roupas, para vender.
    essa maquina e indicada?
    tenho tantas dúvidas de qual maquina escolher.. rsrsrs.

    ResponderExcluir
  18. me tire uma dúvida.
    quero começar a fazer roupas, para vender.
    essa maquina e indicada?
    tenho tantas dúvidas de qual maquina escolher.. rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Esta máquina costura muito bem vários tipos de tecidos, faz casa de botão e alguns outros pontos. Para vender, pode ser que você precise de algo que suporte uma produção maior, então vale a pena pesquisar também uma máquina industrial.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  19. Olá Kati, bom dia.

    Estou comprando minha primeira maquina, é mesmo necessario uma maquina com pontos flexiveis para costurar visco lycra? Voce saberia me informar se eu comprar uma pro 4411 consigo o mesmo efeito trocando somente de agulha quando for costurar? Não tenho necessidad dos pontos decorativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Qualquer tecido com elasticidade pode ser costurado com pontos flexíveis (a ser escolhido conforme a necessidade) ou também com ponto ziguezague, que é um dos pontos mais básicos.
      Sempre que costurar malhas, o ideal é trocar sim a agulha para uma apropriada para este tipo de tecido.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  20. Katia, fiquei muito feliz de conhecer o seu blog.
    Quero iniciar a minha aventura pelo mundo da costura, iniciarei um curso de Corte e Costura e gostaria de adquirir minha primeira máquina.

    Ando pesquisando muito, inclusive no Reclame Aqui para avaliar as reclamações sobre as máquinas.

    Estou em duvida entre a Facilita Pro 4423 e a 5523?
    Alguma sugestão sobre isso? A 4423 é uma atualização da 5523?
    Qual a mais recomendada para quem ainda não sabe NADA de costura, mas que quer muito aprender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A 5523 é a versão atualizada da 4423. Visualmente ela é branca, a iluminação é de Led e é mais leve. Não usei uma destas mais novas para poder comparar mais do que isso.
      A escolha da máquina é algo muito pessoal, mas eu gosto muito da minha máquina, acho que seria uma boa opção para começar!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Katia, to começando aulas de corte e costura e to no dilema, qual máquina?! To entre a 5523 e a 4423. Eu pretendo fazer roupas até mesmo pra vender, poucas peças, então queria saber se ja costurasse jeans, corino ou moletom, esses materiais mais grossinhos, na tua máquina.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jade!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A 5523 é a versão atualizada da 4423. Visualmente ela é branca, a iluminação é de Led e é mais leve. Não usei uma destas mais novas para poder comparar mais do que isso.
      A escolha da máquina é algo muito pessoal, mas eu gosto muito da minha máquina, acho que seria uma boa opção para começar! Já costurei jeans, couro sintético de dois tipos diferentes e malhas diferentes, além de tecidos finos.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  23. Eu tenho uma dúvida!!! Eu tenho essa mesma máquina, como não tenho experiência, vi um vídeo que dizia que eu poderia usar diversas sapatilhas.... Procurei na internet, quais eu poderia usar... Não achei, será que VC poderia me ajudar com isso???? Por exemplo, eu gosto muito de fazer apliques de desenhos em roupas e outras coisas, porém faço o ponto a mão! Com essa máquina eu consigo fazer??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lays!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sim, é possível usar sapatilhas específicas para algumas funções (como fazer casas de botão ou bainha invisível), mas muitas coisas são feitas com a sapatilha de uso geral. Algumas delas já vêm junto com a máquina, outras podem ser compradas em assistências técnicas do fabricante, já comprei na Singer a sapatilha para colocar zíper invisível, por exemplo.
      Sobre o caseado, esta máquina não tem esta função. Pelo que percebi ela costuma estar disponível em máquinas eletrônicas.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  24. Oi Katia!
    Obrigada pelos posts, estou considerando comprar a facilita 4423 e foi ótimo achar teu blog! Sucesso em tudo pra vc ! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Desirée!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que o conteúdo do blog está sendo útil para você decidir a sua companheira de costuras! Espero que seja muito feliz e produtiva com a máquina escolhida!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  25. Olá Katia!
    Parabéns pela proposta do Blogue. Tem me ajudado muito.
    Mas tenho uma dúvida. Estou interessada em comprar essa máquina. Porém um vendedor me deixou com dúvidas. Ele disse que o eixo é muito fino e que quando a agulha emperra dá problema. Já lhe aconteceu isso ou soube desse problema? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações do blog estão sendo úteis para você!
      Se o eixo que o vendedor se refere é a barra onde o calcador fica preso, não acho que ele seja fino. A impressão que tenho é que ele seja meio que padrão, pois você pode trocar o calcador se for necessário e alguns são universais (para uso em várias marcas de máquinas de costura). Já aconteceu de emperrar a agulha, mas são casos em que a linha embola por alguma razão (como passagem da linha de forma errada, por exemplo) mas que pode acontecer com qualquer máquina. Nunca tive um problema que não pudesse ser resolvido facilmente, em casa mesmo.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  26. Olá Katia...tenho essa máquina a algum tempo, muito boa. Porém para fazer as casas de botões , por se automática, mão funciona como deveria ser. Sempre faço as casas de botões a punho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É um pouco complicado explicar o passo a passo aqui por texto, mas sempre que a minha casinha de botão não sai corretamente, eu preciso conferir:
      1. Se a sapatilha está correta e com um botão igual ao que será colocado na peça está encaixado direitinho na sapatilha (assim a máquina determinará o tamanho da casa de botão).
      2. Se os seletores de ponto estão na posição correta
      3. Se a alavanca para casear está baixada e empurrada para trás da máquina (essa alavanca fica perto da barra onde fica o pé calcador).
      Checando estes três pontos, imagino que você possa solucionar porque a máquina não está caseando. Eu consegui fazer o caseado testando num retalho e acompanhando as instruções do manual, vale a pena fazer um teste!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  27. Olá Katia.

    Agradeço imensamente suas informações sobre este modelo, pois percebo que ela também atende minhas necessidades. Infelizmente acho que ela saiu de linha, pois estou com muita dificuldade em encontra-la para vender. Achei somente no Magazine Luiza por R$ 1.200,00. Quase o dobro do valor que você pagou em 2013. Acho que é exatamente pela falta de concorrência que o valor esta alto. Você sabe me informar algum outro modelo da Singer com os mesmos recursos que a facilita Pro 4423?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Olá Katia.

    Agradeço imensamente suas informações sobre este modelo, pois percebo que ela também atende minhas necessidades. Infelizmente acho que ela saiu de linha, pois estou com muita dificuldade em encontra-la para vender. Achei somente no Magazine Luiza por R$ 1.200,00. Quase o dobro do valor que você pagou em 2013. Acho que é exatamente pela falta de concorrência que o valor esta alto. Você sabe me informar algum outro modelo da Singer com os mesmos recursos que a facilita Pro 4423?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Donna!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O modelo mais recente, que é uma atualização da Facilita Pró 4423, é a Facilita Pró 5523, são praticamente iguais. Fiz um post com um comparativo entre os dois modelos, caso queira conferir:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2015/12/comparativo-entre-as-maquinas-singer.html
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  29. Respostas
    1. Oi, Cassia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Um abraço para você também!
      Boas costuras!
      Katia

      Excluir
  30. Olá Katia, td bem? Estou começando a costurar agora e n tenho ideia de q maquina comprar, vc pode me ajudar? Gostaria de uma maquina q costurasse jeans e tivesse controlador de velocidade e outros beneficios, mas principalmente o controlador de velocidade, vi em um dos comentarios aq q ela n tem, mas quando pesquisei sobre ela dizia q tem, estou em duvida. Obrigada! Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Esta máquina costura jeans sim. Já fiz um macacão jeans e barras de calça com ela, sem problemas!
      Quanto ao controlador de velocidade, a máquina tem sim. Ele é o pedal que você vai acionar para acelerar a máquina. Apenas algumas máquinas eletrônicas possuem a opção de controlar a velocidade pelo pedal ou por um botão na própria máquina, o que não acontece com este modelo.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  31. Olá tenho uma máquina do mesmo modelo que a sua e não consigo casear para por botões poderia me auxiliar. Um abraço Diulia

    ResponderExcluir
  32. Olá tenho uma máquina do mesmo modelo que a sua e não consigo casear para por botões poderia me auxiliar. Um abraço Diulia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diulia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu nunca usei a função de pregar botões com a minha máquina de costura para poder te auxiliar. Agora se o que você está tentando é fazer casas de botão, você precisa acertar os seletores da máquina e também baixar e levar para trás uma alavanca que fica ao lado do pé calcador, sem essa alavanca na posição correta a máquina não faz as casas de botão. Veja se está tudo certo com essa parte.
      O manual de instruções da máquina não é muito detalhado, mas a parte em que ensina a fazer as casas é uma das melhores partes dele, vale a pena consultar para checar se está tudo certo!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  33. Oi Katia, me chamo Fernanda, fiquei com a seguinte dúvida:
    Se eu quiser aplicar, colando e depois costurando um pedaço de outro tecido em uma camiseta, por exemplo, eu precisaria do ponto caseado obrigatoriamente?

    Essa máquina tem overloque simples? Ele funcionaria nesse caso?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O ponto caseado é um dos mais comuns para se fazer aplicações, pois simula bem o resultado do caseado feito à mão. Uma opção quando o caseado não está entre os pontos de uma máquina de costura é usar o ziguezague.
      A Facilita Pro 4423 tem o ponto de overloque inclinado que pode até ser usado, mas visualmente vai ficar diferente, já que o caseado forma um desenho assim: |_|_|
      Já o ponto de overloque ficaria assim, inclinado: /_/_/
      (Tentei simular com o teclado do computador, espero que tenha ajudado)!
      Espero que as informações sejam úteis!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  34. Kátia, Fernanda de novo.

    Essa máquina não tem o braço livre?
    Não daria pra fazer bainhas de calça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      A Facilita Pro 4423 possui o braço livre sim, facilitando as costuras circulares!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails