4 de abr de 2013

A Escolha da Máquina de Costura

Olá!

Estava aqui preparando alguns outros posts, mas resolvi passar o assunto "Máquina de Costura" na frente. Explorar o assunto inicial, sobre como escolher e como usar uma máquina me pareceu muito importante!

Eu comprei minha Novinha, conhecida também por Singer Facilita Pró 4423 há menos de um mês mas... como cheguei à conclusão de que esta era a máquina a ser comprada?

Pois é, não vou dizer que escolhi rapidinho, tive muitas dúvidas e perguntei bastante antes de resolver comprar. Olha, eu acho que eu levei uns dois meses pra bater o martelo mesmo!

Eu percebi que a escolha e a compra de uma máquina de costura é algo muito pessoal, assim como muitas coisas na vida.
A primeira vez que participei de um processo de compra de uma máquina nova foi quando a minha mãe resolveu dar descanso para a Velhinha (que lá na casa dos meus pais não tinha esse nome, rs!) e comprar uma máquina nova e mais moderna.
Isso foi no começo de 2007 e o critério de escolha da minha mãe foi que se uma Elgin a atendeu tão bem por 45 anos, naturalmente a seguinte também seria uma Elgin, só que agora mais moderna e com mais recursos, ainda que doméstica.
Não tínhamos outras pessoas para perguntar e pedir sugestões na época, então buscamos na internet quais eram as máquinas Elgin disponíveis.

Elgin Genius - JX 4000

Minha mãe escolheu a Elgin Genius, compramos pela internet (acho que no site do Magazine Luiza) e poucos dias depois estava lá a máquina nova.
Ela gosta muito da máquina e resolve bem o que ela queria: fácil de guardar, com pontos para acabamento (se bem que eu acho que ela só usa o ponto reto e o ziguezague). Eu já usei algumas vezes e gostei também, só acho um tiquinho barulhenta, rs!
Um ponto positivo é que, além de um manual de instruções muito bem ilustrado e bem explicativo, vem junto um DVD com as instruções em vídeo. Ela tem 14 pontos, faz casa de botão e pesa 7Kg (Sim, o peso é importante se você pensa em levar a máquina para algum lugar, ou mesmo para movimentá-la dentro de casa!).
E olha só, olhando hoje o manual que peguei no site da Elgin, vi que a máquina da minha mãe faz boa parte das coisas que minha Novinha faz (como os pontos flexíveis), não fazia ideia!

Um tempo se passou, comecei a ter aulas de costura em 2011 e em outubro minha mãe deu a Velhinha pra mim... Ai que emoção!
Além de herdar uma peça que tem história, eu não gastei muito para colocar a Velhinha em uso de novo. Foi só uma revisão que incluiu limpeza e lubrificação. Não tinha nada quebrado, só a chapa da agulha foi trocada por estar meio detonada e instalei um motor.
Quem fez esse serviço pra mim foi o pessoal da Mari Máquinas, em Pinheiros. Recomendo muito!
Lá me ensinaram a lubrificar a máquina e saí com bobinas e agulhas compradas também.

Minha Velhinha (Elgin Standart) da década de 60!

Fiquei surpresa ao encontrar no site da Elgin o modelo da Velhinha!
Tem o modelo da Velhinha "zero quilômetro" e motorizada de fábrica e também a Velhinha "zero quilômetro" como a minha, sem motor de fábrica e com móvel!
A Elgin Standart (agora eu sei o nome oficial!) só costura reto e pesa 12kg. Eu lembro bem do peso dela quando a levei pro mecânico, rs!

Elgin Standart

Aí, eu comecei a querer uma máquina nova no final do ano passado, quando fiz algumas peças de roupa que ficaram sem acabamento por dentro (que coisa feia, Katia, não podeee!)

Primeiro, eu pensei em comprar uma máquina "mini" porque eu guardaria facilmente e só usaria nas situações em que a Velhinha não poderia resolver. Mas depois fiquei com receio de ser muito frágil ou coisa assim. Descartei a ideia.

Passou pela cabeça comprar uma máquina industrial, pois é resistente e forte. Mas continuaria só com o ponto reto... Fora que ela ocupa bem mais espaço e eu não teria como acomodar uma industrial (e uma overloque provavelmente) no meu quartinho. Descartei também.

Perguntei então para a Ana, que tem uma Brother CE-4000, que ela adora!
A primeira vez que eu usei eu estranhei muito, mas eu é que não estava acostumada com máquinas computadorizadas, rs! Esse modelo tem 40 pontos e 5 estilos de caseado, uau!
Ela é bem leve, pesa só 5Kg, tanto que a Ana até levava para a aula em uma mochila!

Brother CE-4000

Eu acabei também perguntando para as pessoas que conheço e que dão aulas de costura quais máquinas elas tinham e se davam conta do recado. Além de serem utilizadas por muitos alunos, ainda tem a questão de "aguentar o tranco" de quem às vezes ainda não sabe manusear uma máquina direito, sabe?

Então, recebi as seguintes respostas:
- A Patrícia Cardoso, indicou alguns modelos da Singer (algumas eletrônicas e outras não, entre elas a Facilita Pro).
- A Vivi, do Ateliê Basile, tem uma Singer em casa, no ateliê todas são Janome 2008 e estavam indo muito bem lá. 
- A Isamara Freire, que já me deu aulas de modelagem, também indicou máquinas da Singer.

No fim, fiquei entre a Singer Facilita Pro 4423, a Singer Brilliance 6180 (eletrônica) e a Janome 2008, que é super fácil de usar, bem silenciosa, tem 8 pontos (que inclui o caseado), parece ser bem resistente (e promete costurar até 8 camadas de jeans) e pesa 7Kg.
Janome 2008

Mas o que me fez então decidir pela Facilita Pró 4423?
Olha, devo assumir que o site da Singer facilitou muito a escolha, já que as informações estão bem ordenadas e tem o recurso de comparação entre os modelos da empresa. Também tem como você clicar nos recursos que você quer ter em sua máquina e ela recomenda os modelos mais adequados.

Influenciou a Facilita Pro ter a estrutura interna toda de metal, por isso ela pesa um pouco mais que as máquinas domésticas que eu tinha pesquisado. Em compensação, faz com que ela seja mais resistente e estável. Além de ter os pontos que eu procurava para acabamento.

Alguns vídeos como este abaixo também ajudam na escolha:



Não me importei com o fato de ela não ser eletrônica e o valor dela cabia no bolso (R$ 746,10 à vista, no site do Magazine Luiza).

Então, aqui vão as especificações da escolhida, a Singer Facilita Pro 4423, conhecida por aqui como Novinha!
Minha Novinha (Singer Facilita Pro 4423)

  • Pontos Básicos (reto/ziguezague), Essenciais (3 pontinhos/bainha invisível), Flexíveis (para costurar malhas) e Decorativos.
  • Casas de botão em 1 passo.
  • Braço livre com base revestida em aço inox que facilita costura de mangas, punhos e barras.
  • Comprimento e largura do ponto ajustáveis.
  • 3 posições de agulha
  • Rebaixador dos dentes para bordados livres e pregar botões.
  • Ajuste da pressão da sapatilha para diferentes tipos de tecidos.
  • Costura várias camadas de jeans.
  • Velocidade de 1.100 pontos por minuto que torna a costura mais rápida.
  • Estrutura interna de metal que aumenta a estabilidade na costura.
  • Passador de linha na agulha.

Estou gostando muito da máquina, está se mostrando muito estável e o manuseio é fácil.
Só o manual de instruções que não é muito completo e eu estou quebrando a cabeça para desvendar como usar parte dos pontos com os quais eu não estou habituada a costurar.

(Atualização em 03/07/13 - Veja aqui o post sobre os pontos da minha máquina.)

Para encerrar, buscar informações com conhecidos e também pela internet é a melhor forma de pesquisa, pois as lojas de varejo que visitei (Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza) tem só um ou dois modelos expostos, geralmente num cantinho escondido perto dos eletrodomésticos portáteis (ai que tristeza!) sem que nenhum vendedor saiba explicar detalhes mais técnicos. 

A Mari Máquinas também vende máquinas usadas e revisadas por eles, o que pode ser uma opção!

Ufa!
Espero que tenha gostado e, se você estiver procurando uma máquina, que eu tenha conseguido contribuir com algo!

Teremos mais posts sobre máquina de costura, aguarde!

Beijos!

(OBS: A Singer Facilita Pro 4423 foi substituída em 2015 pela Singer Facilita Pro 5523. A comparação entre os dois modelos está neste post)

137 comentários:

  1. oi Katia estou pesquisando para comprar uma máquina e a princípio tbm escolhi a 4423, mas vi tantas reclamações nos modelos da singer que me deram medo, nesse modelo em especial disseram que enrola a bobina(detalhe: foi usada por uma profissional),gostaria de saber se depois desse tempo de uso vc teve algum problema quanto a isso ou outro problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Olha, até o momento eu não tive problema nenhum com esta máquina.
      O manuseio dela é fácil e o que às vezes enrosca de linha eu acho que é o normal para qualquer máquina. Quando isso acontece, eu simplesmente repasso as linhas, testo a costura num retalho e costuma dar certo. Não acontece com frequência comigo.
      Quando a máquina não "quer" trabalhar direitinho, geralmente uma limpeza e lubrificação resolvem. Mas eu acho que isso também é normal. Então, concluindo, não tive nenhum real problema com ela, só tive dificuldade com os ajustes de pontos pois o manual dela é bem fraquinho nesta parte.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço, obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
    2. Imagina, eu que agradeço por ter respondido meu comentário e por esclarecer nossas dúvidas, nunca pensei que fosse tão dificil escolher uma máquina; pensei em optar por uma janome 2008 mas não tem assistência em minha cidade então voltei a optar por essa, um abraço p/ vc tbm...vou continuar te "visitando",kkkk.

      Excluir
    3. Aline, espero que a escolhida seja sua grande companheiras nas costuras, assim como as minhas máquinas são para mim. "Apareça" sempre sim!
      Beijos!

      Excluir
    4. Ola, Katia...
      comprei a facilita pro 4411 que é mtuuu parecida com a 4423,
      eu vi que colocou ali em cima que teve dificuldades para ajustar os pontos ... nossa eu tbm nao estou conseguindo, a linha de baixo ta ficando o ponto certo mais em cima nao fica. pode me ajudar? como vc usa o cone de linha? usa o pequeno?

      Excluir
    5. Oi, Elizenai!
      A dificuldade para ajustar os pontos na verdade era a dificuldade de saber para que cada um servia e qual ajuste de largura e comprimento usar em cada um deles...
      Sobre esta parte da linha, quando uma das duas (a de cima e a de baixo) não está passada corretamente, geralmente o ponto fica esquisito... Isso vale para qualquer máquina, na verdade... Sempre que isso acontece, eu repasso a linha de novo, em cima e em baixo e testo num retalho. Também verifico a tensão da linha se está adequada ao que eu estou costurando, costuma resolver!
      Sobre a linha, uso tanto o carretel pequeno quanto o cone maior.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
    6. Katia, obrigada pelas dicas! adorei seu blog e o melhor é que sua maquina é muito parecida com a minha! =)) mas eu ainda estou desbravando ela (rsrsrs) e aonde vc coloca o cone grande? pq o "negocio" que coloca a linha só cabe o conezinhu pequeno (pelo menos a minha).
      Ontem consegui regular o zigue-zague e ficou igualzinhu embaixo e em cima, agora faltam os outros pontos.

      Excluir
    7. O cone grande eu deixo atrás da máquina, na mesa mesmo. Tenho um ganchinho preso em uma prateleira bem em cima dela e passo o fio por lá, assim o cone não cai.
      Sobre os pontos, varia também em relação ao tecido. O jeito é sempre testar num retalho antes de começar a costurar.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
    8. Uma outra dica que descobri faz pouco tempo: colocar o cone grande, atrás da máquina, dentro de um copo de vidro ou outro recipiente com formato e peso parecido. ;-)
      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
    9. Vanessa, é verdade! O copo (ou algo parecido) funciona também!
      Logo colocarei um post no blog com os truques que eu faço no meu quartinho!
      Beijos!

      Excluir
    10. katia e aline eu tenho uma dessas e estou muito triste pois eh meu ganha pão e ela qiebrou o motor. O induzido estragou e nem tem como arrumar pois o motor eh blindado e quebrando ja era. meus irmãos e pai entendem tudo de motores e me desiludiram. tem dois anos que comprei e to parada sem trabalhar por nao ter maquina mais. algumad partes do motor sai plasticas..... Agora a singer fala em lei em sac e tudo menos me da alguma solucao. simplesmente depois de 30 anos usando essa marca eu desisto.

      Excluir
    11. Oi, Jeanne!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Que pena que isso tenha acontecido com a sua máquina! Você tem ideia da causa do motor ter quebrado desta forma?
      Obrigada por dividir sua experiência aqui no blog!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Oi Katia, passando pra te visitar denovo e compartilhar da minha alegria contigo.....escolhi tbm a 4423, chega na próxima semana, agora sim vou frequentar seguido teu blog, um abração, obrigada pela atenção de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Que legal que vc passou por aqui de novo para contar!
      Espero que você costure muito com a sua máquina!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá Katia, Boa tarde, eu também comprei a maquina pro , já faz dias, porém não sei mexer direito, pois o manual dela realmente é muito fraco e também porque estou começando a costurar faz pouco tempo. Não sei como pregar botão , fazer casa, etc.., Se você puder me ajudar, vou lhe agradecer para sempre. Se possível você puder colocar um vídeo de como pregar botão e fazer casa pois não estou conseguindo fazer. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      As minhas descobertas a respeito da máquina eu fui colocando aqui no blog. Clique no marcador "máquina de costura", quem sabe algo que já publiquei possa te ajudar?
      Realmente o manual é fraco na parte de explicar o acerto dos pontos, o jeito é ir testando mesmo...
      Eu nunca preguei botões à máquina e só fiz casas uma vez. Para casear, segui o que estava no manual e, não deixando de cumprir nenhuma das etapas, deu certo.
      Você tentou procurar algum vídeo no youtube a respeito? Quando algo não dá certo por aqui, tenho recorrido a vídeos na internet para ajudar a entender o que fazer...
      Obrigada e um beijo!

      Excluir
  4. Oi kátia, achei muito legal o teu blog.Depois de muito procurar uma resposta, te encontrei e gostaria que vc me explicasse como lubrifico a Elgin Genius. Estou em dúvida, pois no manual só explica a parte inferior...não há necessidade de lubrificar a parte superior? você pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu não sei exatamente como se faz a lubrificação desta máquina, visto que quem tem é a minha mãe e eu nunca fiz isso diretamente.
      Mas, com base no que faço na minha Singer, a lubrificação hoje em dia parece ser feita mesmo só na parte inferior da máquina. Acredito que apenas levando à uma assistência técnica a máquina seja aberta para uma lubrificação deste tipo. Mas se ela estiver funcionando bem, não sei se isso se faz necessário.
      Eu limpo e lubrifico a minha máquina conforme indicado pelo fabricante e esse cuidado se concentra mesmo na região da caixa de bobina. Uso a máquina com bastante frequência há quase um ano e não tive problemas!
      Espero ter ajudado!
      Um abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kátia,
    Comprei(ganhei) a máquina Singer Facilita Pro 4423 e estava tendo problema para lubricá-la. Lendo a resposta que vc deu a Maria, vc SIMPLESMENTE DISSIPOU MINHA DÚVIDA. Muito obrigada. Ah! Andei , pesquisei e pensei muito também antes de comprar outra máquina (Tenho uma Facilita Plus). Minha decisão se
    fundamentou em: marca, assistência técnica, e caseado de um passo.Não quis a eletrônica Brilliance pois não
    gosto de bobina horizontal. Estou amanda a minha máquina nova, sem dispensar a Antiga para passar lastex entre outros. E vc, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Antonia!
      Obrigada pela visita e pelo seu comentário!
      Eu continuo usando a minha máquina Velhinha (a Elgin preta de ferro) para costuras de acabamento e pespontos pois os pontos dela são mais bonitos que da máquina mais nova. Ambas estão funcionando muito bem!
      Beijos!

      Excluir
    2. Oi Kátia!
      Vc recomenda alguma máquina doméstica que também dê pra fazer bordado?
      Eu faço capinhas pra cadernetas de vacina e porta fraldas e as mamães sempre pedem o nome bordado, mas pra mandar bordar sai muito caro. Se puder me dar uma luz te agradeço.
      Bjks.

      Excluir
    3. Oi, Jhane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, as máquinas domésticas com mais opções de pontos decorativos costumam ser as eletrônicas, mas eu não conheço nenhuma com letras. Eu sugiro a você procurar no site da Brother ou da Janome, pode ser que tenham algo como o que você procura!
      Beijos!

      Excluir
    4. Oi Kátia, amei teu blog e teu jeito simples, direto e divertido (muito divertido kkkk) de passar o que tu sabes.
      Quanto ao comentário da Jhane, sobre maquina pra fazer bordados... Gata, tem vários videos no YT que ensina a fazer bordados, mas, tem um da Suely Donato " Como bordar nome com maquina zig zag comum" que eu amei. É simples ( pelo menos eu achei) e vc usa a maquina comum de pontos básicos.
      Eu ainda nao tenho máquina, estou à procura de uma SINGER que se encaixe no meu orçamento, mas até o momento nada. Um dia eu compro uma e volto aqui pra contar qual o modelo.
      Katia, parabéns pelo blog. AMEI!!
      Qua Deus e Nossa Sra te abençoe sempre.
      Bjs

      Excluir
    5. Oi, Xelly!
      Obrigada por compartilhar suas dicas aqui nos comentários!
      Obrigada também pelo carinho, espero que logo esteja arrasando nas costuras!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  7. Kátia, estou querendo comprar uma máquina para ter uma renda extra. Mas estou na dúvida entre a Tradition 2259 e a Facilita Pro 4423, pois vi umas queixas no Reclame Aqui e fiquei preocupada. No entanto lendo seus posts voltei a me animar com a Facilita Pro 4423. Quero fazer consertos, mas também quero costura tecidos pesados, lingerie e fazer artesanato. Beijos, Iara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iara!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, como eu nunca usei uma Tradition e não conheço as características dela, creio que eu não possa te ajudar comparando as duas máquinas.
      O que posso te dizer é que a minha máquina Facilita Pró continua atendendo ao que eu preciso: fazer e conserta roupas, fazer Patchwork e itens de decoração. Além disso, nunca quebrou, em um pouco mais de um ano de uso.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. Oi Katia!
    Achei por acaso o seu blog e ja me ajudou muito.
    Eu nunca costurei na vida, não por falta de vontade, porque sempre tive vontade de aprender.
    Mais achava os cursos aqui em BH muito caros.Agora vou iniciar meu curso(Achei um que cabe no bolso) e estou na peleja a procura de uma maquina.
    Tinha apaixonado com a Brilliance 6160 e 6180, mais vi tantas reclamações que desisti.
    Agora estou em duvida entre a 4411 e 4423(Facilita).
    Fiz a comparação no site e vi que a 4411 não costura tecidos com elasticidade.
    Eu faço artesanato com feltro e o caseado pra mim é ESSENCIAL, porem não consegui confirmar se as duas tem caseado. Você saberia me dizer?
    Algum conselho sobre a escolha da minha primeira maquina de costura?


    Abraços e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamiris!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que você tenha encontrado um curso de costura!
      Sobre a máquina, se a 4411 não tiver pontos flexíveis eu acho que não tem problema... Eu acabei de costurar duas peças em malha usando o ponto de ziguezague e o ponto reto com uma agulha dupla para deixar a barra com aparência bem bonita. Mas vai depender do tipo de tecido, vale a pena ver o que você pretende costurar.
      Sobre o caseado, a minha máquina (a 4423) não tem ponto de caseado como este usado em aplicações. Eu só vi em máquinas eletrônicas. Só se estiver disponível em máquinas de outros fabricantes.
      Para escolher a máquina de costura, acho que você está no caminho certo, pesquisando na internet. Veja se pessoas conhecidas também podem te contar o que acham de suas máquinas e também o que o pessoal do curso que você vai fazer pode te recomendar!
      Um ponto importante também é ver a assistência técnica, se ela é acessível.
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
    2. Oi Katia!Muito obrigada por responder!
      Assim que começar minhas aventuras e escolher minha maquina volto aqui para contar!

      Abraços e sucesso!

      Excluir
    3. Oi, Tamiris!
      Volta pra contar sim, vou adorar saber!
      Beijos, sucesso e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  9. Olá Katia, estou em duvida entre estas duas maquinas a Janome 2008 e a facilita pro 4411 quero começar a trabalhar com pach aplique e praciso do ponto caseado não entendi direito se estas duas tem esse ponto me indicaran a Janome p/ isso, poderia me ajudar? Desde já agradeço, estou adorando teu blog ainda mais p/ quem tá começando agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A minha máquina (Singer Faciita Pro 4423) não possui o ponto caseado. Que eu me lembre, a Janome 2008 também não possui. Até onde sei, esse tipo de ponto (caseado, usado para aplicações) é encontrado mais facilmente em máquinas eletrônicas. Neste caso, acredito que tanto a Singer quanto a Janome possuam opções de máquinas que possam te atender.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Ola Katia Estou entrando agora no mundo da costura pesquisando minha primeira maquina por sorte encontrei seu blog, fazendo minhas pesquisas para encontrar uma maquina da singer perfeita para minhas primeiras experiencias encontrei 2 que me chamaram muita atençao a Singer Brilliance 6180 e a Singer Facilita Pro 4423 ( li no seu post e goste muito dela)
    Ambas sao muito boas nao sei qual delas comprar
    Obg
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ananda!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu gosto muito da minha Facilita Pró, não tenho o que reclamar dela!
      Sobre a Brilliance, eu não conheço para poder falar sobre ela para você, mas a principal diferença entre as duas é que a Facilita é mecânica e a Brilliance é eletrônica e tem mais pontos. Vai ajudar na escolha se você tiver ideia do que pretende costurar.
      Espero ter ajudado!
      Beijos,
      Katia

      Excluir
  11. Oi, querida, obrigada por dividir conosco sua experiência! Estou super namorando esta máquina. A sua tem gabinete? Você acha que é necessário adquirir um? (Obs: aqui em casa não tem nenhuma mesa pesada e estável, tenho medo de a máquina ficar pulando se colocar em cima de uma mesa mais fraquinha). Abraços! Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tetê!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      As máquinas domésticas atuais não vêm mais com gabinete. A minha máquina (Facilita Pró) não possui. Eu acho que você pode, por exemplo, usar a mesa da cozinha/sala de jantar para costurar, assim você não precisaria providenciar um gabinete para ela...
      Eu atualmente uso as minhas máquinas (a de costura e a de overloque) em uma mesa de escritório em "L" que eu já tinha em casa. A única máquina que tem gabinete por aqui é uma máquina antiga de ferro, que já veio com o gabinete.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  12. Olá Katia. Sou novata na costura, tudo que sei fazer é fuxico e pontos a mão, mas estou fazendo um curso de patchwork e foi-me indicada a facilita plus. Pra mim que sou iniciante pode me ajudar? Obrigada e muito informativo seu blog. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu acredito que ela pode ser uma boa escolha sim! Eu usei uma máquina deste modelo algumas vezes quando estava começando a costurar e lembro de ter gostado dela!
      Para o Patchwork é importante certificar se ela consegue costurar camadas de tecido sem problemas, principalmente na hora de usar manta no "recheio" dos trabalhos, ok?
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  13. Olá Katia
    Comprei uma Facilita Pro 4111, fiquei um pouco desiludida, pois 15 dias que havia comprado, os pontos estavam desregulados. Costurei um pouco e depois tive de levar a assistência, pois a costura dupla não estava boa. Segundo o técnico a maquina estava suja. Tive que levar de novo a maquina pois quando costura 4 camadas de pano quebra agulha e faz um barulho toc toc como se tivesse batendo em alguma coisa, quando chego no técnico e ela costura bem e não faz barulho quanto faz aqui em casa ele diz que tenho que ver a tensão da linha. Mas fiquei muito decepcionada. Pois em 5 meses de uso já tive que levar 4 vezes na assistência técnica e olha que costura muito pouco. e Olha que já tive duas Maquinas acho está maquina meio temperamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Que pena que isto está acontecendo com a sua máquina!
      Caso fosse sua primeira máquina, poderia ser a etapa que você ainda estivesse pegando o "jeito" dela, mas com o tempo a gente passa a manusear qualquer máquina com faciidade, não é mesmo?
      Será que outra assistência te ajudaria melhor? Vai saber, né?!
      Obrigada por deixar teu depoimento aqui, pois muitas pessoas chegam a este post quando estão à procura de uma máquina para comprar!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  14. Oi katia muito legal o seu blog...
    Gostaria de saber se você ainda tem a máquina Facilita Pro ... voce a recomendaria ainda depois de um bom tempo de uso ...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu uso a minha Facilita Pró há dois anos e gosto muito dela!
      Nunca tive problemas e faço trabalhos diversos com a máquina!
      Outros posts aqui do blog mostram a avaliação que eu faço periodicamente dela:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2014/03/minha-maquina-de-costura-singer.html
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2015/03/minha-maquina-de-costura-singer.html
      Espero que as informações sejam úteis!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  15. Oi, Katia. Estou em busca de uma máquina de costura. Li que a Elgin Genius tem "falso overlock", mas não encontrei sobre esse ponto a respeito da facilita pro 4423. Você pode me informar se existe?
    E sobre a casa de botão... Essa casa em 1 passo permite ajuste de tamanho?
    Me diz mais uma coisa... Depois de todo esse tempo, como está o relacionamento de aula mãe com a Genius? Ela recomenda? Ouvi dizer que a qualidade das máquinas da Elgin está deixando a desejar, o que você é sua mãe pensam?
    Desculpa tantas perguntas... Esse foi o melhor site sobre "como escolher uma máquina de costura" ué eu achei.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Existem dois pontos na Facilita Pró que podem fazer as vezes de pontos de overloque sim! Estão entre os pontos flexíveis da máquina. Explico mais sobre os pontos da máquina neste post:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2013/07/pontos-da-maquina-de-costura.html

      Sobre a casa de botão, sim, o tamanho é ajustável, você usa uma sapata que tem lugar para colocar um botão e assim determinar o tamanho da casa.

      Minha mãe usa pouco a máquina dela, apenas para consertos e costuras rápidas. Que eu saiba, nunca teve problemas com ela... Eu também usei bem pouco, apenas quando estava no início das costuras.

      Eu adoro a minha máquina da Singer, uso bastante e nunca tive problemas com ela. Eu fiz dois posts sobre o uso dela, pode ser que ajude também:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2014/03/minha-maquina-de-costura-singer.html
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2015/03/minha-maquina-de-costura-singer.html

      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Obrigada, Katia!!
      Decidi pegar a Singer 5523! Achei uma promoção no Wallmart e ficava o mesmo preço da Elgin! Como eu ouvi algumas pessoas dizendo que a Elgin dá muito defeito, preferi não arriscar.
      Muito obrigada mesmo!!

      Excluir
    3. Oi, Andreia!
      Que bom que você comprou! Espero que seja tão feliz com a sua máquina como eu sou com a minha! Que você tenha muitas boas costuras sempre!
      Beijos e obrigada por dar a notícia!
      Katia

      Excluir
  16. Olá Kátia, eu escolhi também a 4423. E estou super feliz em ter vc pra me ajudar já que está com a sua a bastante tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que você tenha uma ótima experiência com a sua máquina, assim como eu tenho com minha!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  17. Olá Katia, até então não tinha comentado aqui, te acompanho desde o ano passado, quando comecei pesquisar maquinas de costura. E eu já tinha gostado da Facilita Pro 4423, mas ainda estava pesquisando, não queria comprar só por amor a primeira vista, rs. Mas seu post me ajudou muito, além de eu na época já ter lido todas as especificações dela no site da Singer e ela ter sido umas das indicadas para o que eu queria. Posso dizer que você influenciou muito na minha decisão final, e eu a comprei, comprei em dezembro e chegou 14 de janeiro por conta do recesso de fim de ano, que tdo atrasa. Mas enfim, estou muito feliz com a minha Facilita Pro 4423, gostei muito dela e estou me entendendo bem, e a sua tabela do me ajudou muito, agora estou sempre pro aqui e pelo insta acompanhando, obrigada pelas dicas. Muito sucesso pra ti!! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisa!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que você tenha uma ótima experiência com a sua máquina, assim como eu tenho com minha! Fico feliz que as informações do blog tenham te ajudado a escolher!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  18. Olá! Adorei o blog, dicas lindas! Quero me aventurar no mundo da costura e gostaria de uma indicação de alguma máquina que faça o ponto cadeado como o feito à mão! Bjocas!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Adorei o blog, dicas lindas! Quero me aventurar no mundo da costura e gostaria de uma indicação de alguma máquina que faça o ponto cadeado como o feito à mão! Bjocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Normalmente as máquinas eletrônicas são as que possuem o ponto caseado, eu não tenho experiência usando uma destas para recomendar, mas acredito que já pode ajudar na sua busca!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  20. Olá! Conheci seu blog há poucos dias.. Estou entrando neste mundo "costurístico" agora, e pretendo comprar a minha primeira máquina em breve! Gostaria de saber se você pode me ajudar a escolher.. Vejo muitos blogs recomendando a marca Singer.. Mas vi que a Elgin Premium JX 100000 parece ser mais completa, por ter ponto overloque e diversos outros.. Vale mais a pena investir numa marca de maior renome e aparentemente mais simples, ou na Elgin, menos recomendada mas com mais recursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ** Elgin Premium JX 10000

      Excluir
    2. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu nunca usei a máquina da Elgin que você mencionou para recomendá-la ou não, a Elgin também é uma marca que está há muito tempo no mercado (a minha Velhinha de ferro é dos anos 60, é da Elgin).
      Além de considerar a marca, veja se tem assistência técnica na sua cidade e não apenas a quantidade de pontos (geralmente as máquinas eletrônicas possuem bem mais pontos que as máquinas mecânicas) mas as funções conforme o que você pretende costurar, ok?
      Minha máquina não é eletrônica mas resolve muito bem o que eu preciso, pois faço Patchwork e roupas!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    3. Olá!
      Depois se puder passar aqui para contar qual máquina você escolheu e se gostou dela, eu vou adorar saber!
      Beijos!
      Katia

      Excluir
    4. oi, Katia! tem novinha por aqui, rsrs.
      a minha bonitinha chegou hj, optei pelo modelo singer 5523.
      pensei melhor, e vi que nesse momento onde eu não sei nem colocar a linha na agulha, rsrs. um modelo mt elaborado, acabaria por me desmotivar...
      agora mãos à obra!!
      bjocas!

      Excluir
    5. Olá!
      Que bom! Espero que você consiga ótimos resultados com a sua máquina!
      Beijos, sucesso e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Oi Kátia!
    Estou a procura de maquinas de costura e estou em dúvida exatamente entre os dois modelos Singer (Brilliance 6180 e Facilita Pro 4423) e daí encontrei seu blog!
    Obrigada pelas dicas e resenha, estou agorinha mesmo no comparativo do site da Singer me decidindo entre qual ficar...
    A Facilita ganhou meu coração com o rebaixador de dentes, o que possibilita o quilt e costura tecidos grossos, porém a Brilliance é eletronica, tem mais pontos decorativos e extensor da mesa...
    Podia ter tudo em uma só, né? rsrs
    Bjos!!!
    http://casacomidaeroupaespalhada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Realmente a finalidade de cada máquina é diferente, vai depender do que você pretende costurar com ela. A mesa extensora, por exemplo, é bem útil para quiltar, mas para fazer roupas ela não faz falta...
      Espero que escolha a melhor opção e que faça boas costuras com ela! Se puder passar aqui depois para contar qual escolheu, vou adorar saber!
      Beijos!

      Excluir
  23. Katia,
    Tudo bem?
    Você poderia me informar se as máquinas 4423 e 5523 costuram varias camadas de Jeans ou tecidos com manta acrílica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neid!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu já costurei um macacão jeans com a minha máquina e ela deu conta do recado! Faço trabalhos de Patchwork com ela também e consigo costurar todas as camadas também!
      Sobre a 5523 eu nunca usei, vale a pena consultar a Singer para saber se ela é semelhante à 4423!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  24. Oi Katia, Tudo bom? Gostaria de saber se você sabe o preço de mercado da máquina 4423 e 5523? e há alguma diferença na funcionalidade das duas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara!
      A minha máquina foi comprada há pouco mais de dois anos, não estou por dentro do preço dela no momento... Sobre diferenças entre os dois modelos, não sei te dizer pois nunca usei uma 5523... No site da Singer é possível comparar as funções dos modelos em questão!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  25. Olá Kátia! Após ler praticamente todos os comentários(rsrsrsr) também continuo na dúvida entre a a 4423 e a 5523. No site da Singer, a única diferença é o passador de linha automático, não sei bem o termo , mas acredito que seja esse seu que amassou... Mas já li, que uma a base é totalmente de inox e a outra tem algumas partes de plástico, e no início do seu post, vc fala que "tem alguns modelos mais novos, na versão branca" e tal... Vc estaria se referindo a essas duas? Inclusive a miinha dúvida aumentou ao perceber que a 5523, que supostamente é um modelo mais atual, está mais barata nos sites. Desculpe pelos milhões de dúvidas, mas se vc com seus conhecimentos , puder me elucidar melhor, agradeço muito desde já! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alina!
      Eu nunca tinha pesquisado a fundo as diferenças entre a 4423 e a 5523. Me parecia uma mudança estética apenas, mas não tinha certeza. Vi no comentário abaixo que a Andreia esclareceu a dúvida diretamente com a Singer!
      Sobre o preço, pode ser alguma estratégia para o lançamento colocá-la a venda mais em conta...
      Espero que o conteúdo do blog (incluindo os comentários) tenha ajudado!
      Se você puder voltar depois para contar qual foi a sua máquina escolhida e se está gostando, eu adoraria saber!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  26. Oi, Alina! Antes de comprar a minha máquina fiquei com a mesma dúvida e enviei um email para a Singer perguntando. Eis a resposta:

    "Sra. Andreia, boa tarde

    Agradecemos seu contato!

    As máquinas Facilita Pro 4423 e 5523 são muito semelhantes, sendo a única diferença a cor externa e os modelos 4423 ainda podem ser encontrados com lâmpada incandescente, mas a 5523 possui apenas iluminação por LED.

    O modelo mais recente é a Facilita Pro 5523.

    Ambos os modelos, Facilita Pro 4423 e 5523, possuem a estrutura interna de metal e também são resistentes, podendo costurar desde um tecido grosso como jeans até os tecidos mais finos.


    Qualquer outra dúvida, continuamos à disposição.
    Atendimento Singer."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Andreia Bittencourt! Muito obrigada pela sua colaboração! Agora, acho que finalmente tirei minhas dúvidas rsrsrsrsr. Bjs bjs e mais bjssssssss

      Excluir
    4. Oi, Andreia!
      Obrigada por compartilhar esta informação com a gente, tenho certeza que vai ajudar muito quem estiver procurando uma máquina como a 4423 ou a 5523!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    5. Muito obrigada, estava pesquisando a diferença entre a 4423 e a 5523, tentei falar com a Singer por telefone, não consegui e encontrei a resposta pelo google no seu site. Já salvei entre os favoritos par dúvidas de costura.

      Excluir
    6. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que esteja gostando do conteúdo do blog, é feito com muito carinho!
      E sim, algumas leitoras estão deixando suas perguntas e observações sobre suas máquinas, espero que as informações que elas têm deixado aqui também sejam úteis!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    7. Olá, vi que a 5523 pesa 6,4kg e a 4423 pesa 9kg será que isso faz alguma diferença na estabilidade do movimento da máquina? Obrigada ^^

      Excluir
    8. Olá!
      Eu nunca usei o modelo novo da Singer para poder dar uma opinião sobre isso. O comparativo que posso fazer é que uso a Janome 2008 nas aulas de Patchwork e ela pesa 6 kilos, sempre a achei bastante estável, viu?! Imagino que com o novo modelo da Singer deve ser a mesma coisa...
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  27. Nota 10 seu blog é show tirou todas minhas dúvidas vou comprar a singer 4423 pesquisando a tempos encontrei você aqui esclareeu todas minhas dúvidas bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que seja tão feliz com a sua máquina quanto eu sou feliz com a minha!
      Se puder voltar para contar para nós depois a sua experiência com ela, vou adorar saber!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  28. Olá kátia, a máquina da Elgin Genius costura jeans tbm? Vc já teve problemas com essa máquina? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A minha mãe tem esta máquina há alguns anos e nunca teve problemas com ela. Recentemente o botão de retrocesso passou a soltar de vez em quando apenas.
      Sobre a costura de jeans, ela já fez alguns reparos em calças e conseguiu normalmente, tomando cuidado apenas com as partes mais grossas (quando ela ajuda girando o volante com a mão).
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  29. Olá Kátia!!

    A Maquina Facilta Pro 4411, costura Jeans tranquilamente? Ou devo procurar outro modelo, já que a finalidade é costura doméstica informal. rs

    Att. Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rogério!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu já costurei um macacão jeans com a minha máquina e ela deu conta do recado! Para uso doméstico eu recomendo muito esta máquina, nunca tive problemas com ela.
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  30. Olá Katia!!
    Comprei uma máquina igual essa tua Elgin de ferro mas não consigo saber como enfiar a agulha e as linhas, poderia me ajudar? Meu email é elianasassen@gmail.com.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Explicar por texto é um pouco complicado, mas achei esse vídeo no youtube que explica direitinho:
      https://www.youtube.com/watch?v=XOIhHM5bGKE
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  31. Oi, Kátia,
    Gosto muito da 4423 e de queixa,só o bocal da lâmpada que é de plástico, derreteu e o técnico disse que não tem jeito, que a máquina é chinesa, etc. Alguém há de ter um jeito a dar, vou continuar tentando pois gosto muito da minha Cinzinha.
    Atenciosamente,
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graça!
      Obrigada pela visita e pelo comentário contando a sua experiência com a máquina!
      Eu ainda não precisei trocar a lâmpada da minha máquina, então nunca abri para ver o bocal como está.
      Você já tentou levar em outro mecânico ou em uma autorizada da Singer? Acho que esse bocal teria que ser trocado, né?!
      Praticamente todas as máquinas são chinesas hoje em dia, não creio que isso impediria a reposição de peças...
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Kátia,
      Ainda não tentei mas acredito que tenha jeito sim e se não tiver a gente improvisa.
      De vez em quando vou passar por aqui para compartilhar e aprender mais um pouquinho. Obrigada pela atenção.
      Beijos e muita paz.
      Graça

      Excluir
    3. Problema solucionado, Kátia. Por R$205,00 (preço aqui na Barra da Tijuca, no Ponto da Costura ) o farolete será trocado por um mais resistente, será feita também a regulagem e a lubrificação. Minha 4423 vai ficar novinha!
      Beijos.
      Graça

      Excluir
    4. Oi, Graça!
      Que bom que conseguiu fazer o conserto de sua máquina!
      Espero que ela te atenda tão bem quanto a minha!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  32. Oi Katia,
    Estou em um dilema cruel e no meu caso é entre as máquinas da Singer Facilita Super 2968 e Facilita Pro 5523. Os recursos delas são bem parecidos e o que me fez ficar em dúvida. Gostaria de tirar uma dúvida contigo, essas duas maquinas são das poucas domesticas que costuram tecidos grossos, você já fez algum trabalho com tecido grosso? Como sua maquina se comportou?
    Obrigada pelo post, foi de grande ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu já fiz um macacão jeans com a minha máquina e ela deu conta do recado sim, viu?!
      Também faço patchwork e ela consegue costurar algumas camadas de tecido (com manta entre elas) sem problemas!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  33. Ola gostaria muito de sua ajuda vou fazer um curso de costura ,no senac,porem nao sei q modelo de maquina comprar preciso de uma q tenha um bom preco e tbm costure tecidos finos e grossos.
    Se poder me ajudar agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Como eu comentei neste post, a escolha de uma máquina de costura é algo muito pessoal.
      Eu gosto muito da que eu escolhi, a Singer Facilita Pró 4423. Ela costura tecidos finos e grossos, nunca tive problemas com ela! Acho interessante também procurar uma marca que tenha uma assistência técnica acessível, para o caso de você precisar!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  34. Olá Katia. Estou pesquisando pra comprar minha primeira máquina,nunca costurei, mas tenho muita vontade de aprender. Gostaria de saber se esse modelo 4423 costura bem malha com bastante elasticidade. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  35. Olá Katia. Estou pesquisando pra comprar minha primeira máquina,nunca costurei, mas tenho muita vontade de aprender. Gostaria de saber se esse modelo 4423 costura bem malha com bastante elasticidade. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heber!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Já costurei malhas nesta máquina, mas foi pouco. Deu certo sim, só é necessário atentar para usar os pontos mais adequados para tecidos elásticos.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  36. olá
    tudo bem?
    essa singer 4423 faz caseado no feltro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A Singer Facilita Pró não tem ponto para caseado.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  37. Meu Deus, ja pesquisei tanto p saber qual maquina comprar. To cansada =/ 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliemily!
      Obrigada pela visita!
      De vez em quando as opções acabam deixando a gente confusa... Veja que tipo de uso você pretende fazer da máquina, quanto pode pagar por ela, entre outros pontos, e vá excluindo o que não se encaixa...
      Converse com quem costura e quais máquinas recomendam, isso me ajudou muito a decidir!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  38. Bom dia,
    Bom dia,
    Estou querendo começar a costurar e estive pesquisando as máquinas, achei uma Máquina de Costura Singer Facilita Premium usada com preço bom, gostaria de saber os prós e os contras dessa máquina. Preciso fechar o negócio se possível ainda hoje.
    Obrigada,
    Vládia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vládia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu já usei a Facilita Premium poucas vezes, em aulas que frequentei, mas a experiência sempre foi boa. Parece ser forte e achei fácil de usar. Mas não a conheço em profundidade para poder apontar os prós e contras dela.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  39. Oi Katia , essa máquina faz costura grossa como a janome. ? Obrigada .
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu já costurei jeans com esta máquina e também fiz trabalhos de quilting com ela, deu tudo certo!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  40. Nossa, perfeito, tudo que eu precisava saber, obrigadão viu :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jackellyne!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações foram úteis para você!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  41. Olá Katie, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se a Elgin velhinha costura tecidos grossos ou várias camadas de tecido com facilidade, e se faz ponto invisível? Grata, sheila

    ResponderExcluir
  42. Olá Katie, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se a Elgin velhinha costura tecidos grossos ou várias camadas de tecido com facilidade, e se faz ponto invisível? Grata, sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A minha Elgin velhinha não tem muito espaço entre o pé calcador e a base, então a quantidade de camadas de tecido que ela costura é menor do que em máquinas mais novas. Sobre ponto invisível, ela é uma máquina que só costura reto. Só consegui fazer outros pontos com ela com um calcador especial, mas no geral os pontos eram mais decorativos. Contei mais sobre esta peça neste post:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2014/04/das-antigas-aparelho-de-ziguezague.html
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  43. Boa noite, Katia!! Me chamo Taina e faço curso de corte e costura. Vou comprar uma máquina para mim, pois estou utilizando da minha sogra. Estou pesquisando muito e fiquei super em dúvida entre a Singer Brilliance 8190 e a Janome 2030. Eu estava até pensado em comprar uma máquina mais simples e comprar uma de overloque mais pelo que li a janome tem até calcador de overloque. mais ela é boa mesmo?? Tenho muito medo de comprar e me arrepender, principalmente pq não é tão baratinha. Gostaria que vc me explicasse um pouco sobre a diferença dessas duas máquinas para que eu entenda mais sobre elas. Obrigada!!! bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taina!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sobre as máquinas que você está pesquisando, eu nunca utilizei uma Janome 2030 para poder dizer com mais certeza o que acho dela. A Brilliance eu já usei uma ou duas vezes apenas. A semelhança entre elas é que são máquinas eletrônicas, que normalmente possuem uma diversidade maior de pontos que as máquinas mecânicas não têm. De qualquer forma, os pontos básicos para costurar, fazer casas de botão e algum ponto de acabamento (como um ziguezague) as máquinas eletrônicas costumam ter.
      Sobre o calcador de overloque, algumas marcas já disponibilizam sim, vale confirmar se possuem para os modelos que interessaram para você. Eu não tenho este calcador, mas já ouvi dizer que é bom.
      A escolha entre ter uma máquina com calcador de overloque e uma máquina de overloque vai depender do uso que pretende fazer. Eu, por exemplo, só comprei uma máquina de overloque quando tive certeza que queria continuar a fazer as minhas próprias roupas, no meu caso, valeu o investimento.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  44. Deu sorte não pegar Jonome 2008. Menos de 1 ano de uso doméstico esporádico, tenho que comprar outra. Toda desgastada por dentro. Parece máquina com mais de 30 anos de uso. Material de baixa qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É a primeira vez que vejo um comentário negativo sobre a Janome 2008. Que pena que ela tenha ficado desgastada com pouco tempo de uso!
      Espero que consiga reparar a sua máquina ou encontrar outra que atenda suas necessidades!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  45. ola katia voce poderia me ajudar? nao sei qual maquina escolher pois quero uma maquina que costura zig zag reto prega botão prega ziper costura jeans faz caseado braco livre vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  46. ola katia voce poderia me ajudar? nao sei qual maquina escolher pois quero uma maquina que costura zig zag reto prega botão prega ziper costura jeans faz caseado braco livre vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  47. ola Katia nao sei que maquina escolher, queria uma maquina portatil que costura zig zag, reto, prega botao, prega ziper, costura jeans, faz caseado, braco livre. voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Entre as qualidades que você procura, boa parte das máquinas oferece, como costurar reto e com ponto ziguezague. Pregar zíperes também, desde que use a sapatilha apropriada. Praticamente todas também fazem casa de botão. Já o ponto caseado você só encontra em máquinas eletrônicas.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  48. Olá, me ajude por favor: qual destas vc compraria?? Janome 2018DC, Singer Facilita Pro 5523 ou Janome 2008, quero costurar malhas e jeans

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu nunca usei uma Janome 2018C para poder te falar algo sobre ela... Já as outras duas são muito boas e dão conta de costurar tanto tecidos leves quanto os mais pesados. Eu tenho uma Facilita Pró 4423 (que é o modelo anterior à 5523) e gosto muito, já costurei jeans, malhas, seda, veludo e fiz bastante Patchwork! A Janome 2008 é bem resistente também, já usei em ateliês onde fiz aulas de corte e costura e também de Patchwork.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  49. Kátia, olá! Pode me ajudar... estou pensando em comprar a Eletrônica Singer Brilliance - 6160...queria fazer echarpes e lenços sou novata e dei uma pesquisada...que tu achas...? Pode me mandar um e-mail para que possamos conversar sobre... o meu é alilemes1983@hotmail.com Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Vou registrar esta resposta aqui também, pois pode ser útil para outros leitores do blog...
      As máquinas eletrônicas (como a Brilliance) costumam possuir mais pontos decorativos que as máquinas mecânicas e às vezes são um pouco mais delicadas. Se a sua intenção é costurar tecidos leves, pode ser uma boa!
      Eu não conheço esta máquina a fundo para poder falar mais sobre ela para você, só usei uma ou duas vezes em aulas de costura que frequentei, mas espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  50. Ola Katia, estava na duvida da compra entre a Singer facilita 2918 e a facilita super 2968. Ai me apareceu a facilita pro 4423 e gostei dela por ser apresentada como mais resistente, pelo menos a estrutura fisica ! So me tira uma duvida, ela costura malhas tambem ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sim, as máquinas domésticas também podem costurar malhas, com pequenas adaptações em relação à costura de tecidos planos que são: usar agulha apropriada (com ponta bola), usar um ziguezague quase reto no lugar do ponto reto e usar agulha dupla para fazer as barras das peças.
      Você pode encontrar estas dicas com fotos neste post do Superziper: http://www.superziper.com/2014/10/dicas-para-costurar-malha.html
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Boa tarde Kátia. Obrigada pela resposta!
      Acessei o link. Muito bom e informativo.
      Mais uma vez muito obrigada!

      Excluir
    3. Boa tarde Kátia. Obrigada pela resposta!
      Acessei o link. Muito bom e informativo.
      Mais uma vez muito obrigada!

      Excluir
    4. Oi, Cléo!
      Fico feliz que as informações foram úteis!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  51. Oi Katia!
    Tudo bem?
    o exterior da máquina 4423 é de metal?

    Abs

    Cassia

    ResponderExcluir
  52. Katia
    Gostei muito das informações encontradas da Singer 4423 porém não estou conseguindo compra-la na voltagem 110. sabe me dizer aonde encontrar?
    Agradeço,

    Cassia

    ResponderExcluir
  53. Katia
    Gostei muito das informações encontradas da Singer 4423 porém não estou conseguindo compra-la na voltagem 110. sabe me dizer aonde encontrar?
    Agradeço,

    Cassia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cassia!
      O exterior da máquina é em plástico, mas a base dela é em metal. Sobre comprar a máquina em voltagem 110V, você já tentou verificar diretamente com a Singer? No site da empresa você pode encontrar revendas na sua cidade e também indicações de magazines que vendem os produtos Singer.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  54. Olá tudo bem? Eu estou na duvida entre a que você mencionou e a vrilance 6180.. Eu faço costuras como vestidos de bebe, shortinhos e bodys, e n faco ideia de como escolher, poderia me ajudar? Me dando uma luz! Desde já obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A maior diferença entre as duas máquinas é a quantidade de pontos, pois as máquinas eletrônicas como a Brilliance possuem mais opções de pontos decorativos, principalmente. Para costuras de peças leves, creio que qualquer uma das duas pode ser uma boa opção!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails