19 de jan. de 2016

Look do Dia: Macacão comprido!

Olá!

No meu aniversário, escolhi passar o dia quietinha no meu canto, costurando sozinha no meu ateliê, como contei ontem. O final de semana seria movimentado e este seria o presente para mim mesma: terminar de costurar uma peça nova aproveitando o silêncio de casa.

Já tinha começado o macacão uns dias antes, pois sabia que, com a correria habitual de dezembro, teria que fazer aos poucos, mas em tempo de finalizar com calma no dia 18/12.

O modelo escolhido foi o macacão Judith da Schnittchen, um site alemão de moldes. Quando comprei o molde, a intenção era treinar o costurês em alemão, mas na correria de dezembro fiz a peça seguindo as instruções em inglês mesmo. Além das instruções que vieram com o molde, tem um tutorial com fotos para as partes que necessitam de mais detalhes, achei muito bom!

Vi a peça pela primeira vez na Rachel, do House of Pinheiro, quando ela fez um macacão curto de viscose que ficou uma graça! Resolvi que faria um macacão destes também, só que longo, como está no molde.

O tecido que usei foi um algodão da Liberty preto com uma estampa muito rica de pássaros, plumas, libélulas e pérolas. Achei legal para uma ocasião como o meu aniversário e ficou guardadinho até esse momento.



Vamos ao molde: eu fiz conforme as indicações de tamanho fornecidas no molde. Na parte de baixo eu ajustei um tiquinho pois tinha que fazer caber no tecido e deu certo. O que eu deixei passar foi que, como as pernas são afuniladas, não serviram nas minhas panturrilhas avantajadas, rs!

O jeito foi soltar todas as costuras das laterais e entrepernas e costurar novamente quase na beirada (grudado no overloque de acabamento). #vivendoperigosamente. Já as alturas da peça deram certinho para mim, assim como mangas e decotes. Senti falta de bolsos, mas ok, dá para passar sem.

As mudanças que fiz:
- Coloquei a faixa do elástico um pouco para baixo do que indicava no molde, para não acontecer de subir tudo como no vestido Bettine. Usando essa experiência do vestido como referência, também não deixei o elástico muito justo.
- O modelo pedia um fechamento com zíper na parte central das costas. Mas vamos falar a verdade que é difícil lidar sozinha com zíper nas costas de um macacão, por exemplo, para ir ao banheiro. Fiz como a Rachel: fechei um tanto das costas e deixei aberto do decote até um pouco abaixo da linha do busto.
Fechei o decote com um ganchinho pois queria acabar logo, mas ali merecia um botãozinho bonito com alcinha, eu sei, rs!
- Indicavam forrar as mangas com um tecido contrastante, mas resolvi fazer do mesmo tecido, já que as sobras do tecido do macacão não dariam para fazer nenhuma outra peça. O que resultou numa confusão entre saber o que era forro e o que era parte externa, mas que me acertei no final.

 

 



 

Usei o macacão no dia seguinte do meu aniversário, para o encerramento do curso do Senac (yay!) e também iria para o bar depois da aula para comemorar o meu aniversário com alguns amigos. Estava bem quente no dia e fiquei super confortável com o macacão. Dobrei a barra e usei com tênis (novidade #sqn).




Gostei tanto que repeti a dose no almoço de Natal na casa da minha tia, mudando apenas o cabelo (porque passar pelo ruivo, loiro e branco não era suficiente para um ano só, rs) e o batom de vermelho para o roxo!

 

 
Macacão: tecido de algodão Liberty comprado na Westwing, molde Judith da Schnittchen (Alemanha).
Colar: Camila Klein
Tênis: All Star

E assim minha coleção de macacões vai aumentando, tenho mais um na fila para fazer!
Gostou?

Beijos!

4 comentários:

  1. Ficou lindo, Katia! O tecido também... é demais! Legal encontrar teu blog, eu costuro mas não conheço quase ninguém que costure para conversar, então me identifico muito com teu conteúdo. Parabéns, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thais!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que tenha encontrado o blog e que esteja gostando do conteúdo, é feito com muito amor!
      Sempre que quiser bater um papo costurístico, é só aparecer!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Estou finalmente tirando o atraso da minha leitura de blogs. Amei o macacão, ficou lindíssimo! E não creio que dia 18/12 é seu aniversário; é o da minha melhor amiga, também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia!
      Eu adorei o macacão também! Fiquei feliz por ser uma peça bem diferente das outras que tenho no armário, sabe?
      E como o tecido é fresquinho, tenho usado bastante!
      Sobre o aniversário da sua melhor amiga, aposto que ela deve ser muito gente boa, rs!
      Beijos!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails