5 de jan. de 2016

Exposição Frida Kahlo - Nós Fomos!

Olá!

Eu sei que bastante gente já visitou esta exposição, até porque ela está em cartaz desde setembro, mas como ela encerra no próximo dia 10, acho que o post está em tempo de animar quem ainda não foi!

Eu e a Ana visitamos juntas a exposição "Frida Kahlo - Conexões entre mulheres surrealistas no México" e eu não poderia ter melhor companhia para a ocasião! Ana é amante das artes e conhece muito da vida da Frida, então ganhei praticamente uma visita guiada VIP! Ana já escreveu sobre sua paixão pelas artes aqui no blog algumas vezes e ela leva isso lindamente para os trabalhos manuais e costurísticos que ela faz, foi muito inspirador!

Lá, além de obras da própria Frida, encontramos também trabalhos lindos de outras mulheres mexicanas, foi uma ótima descoberta!

Não fotografamos muito lá dentro pois queríamos aproveitar ao máximo a visita, mas não resisti e registrei as roupas maravilhosas que ela usava, que hoje são reconhecidas como parte fundamental de sua identidade única.

A mistura de materiais e texturas são reforçadas pelas cores e ricos bordados, fiquei encantada!
As saias sempre eram longas e Frida usava muitos adornos de cabeça e brincos grandes. O minimalismo passou longe e eu acho isso demais!

























Este infográfico do Stylight conta como cada parte do vestuário de Frida tinha um significado importante (clique na imagem para ver em tela cheia):


A exposição é muito mais do que esta parte das roupas, aliás estas são só algumas peças. Por isso vale demais a visita!

"Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México, com cerca de 100 obras de 15 artistas, revela a forma como uma intricada rede, com inúmeras personagens, se formou tendo como eixo a figura de Frida Kahlo. O recorte focaliza especialmente artistas mulheres nascidas ou radicadas no México, protagonistas, ao lado de Kahlo, de potentes produções, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington.
Durante toda a sua vida, Frida Kahlo pintou apenas 143 telas. Nesta exposição, num caso raro e inédito no Brasil, estão reunidas cerca de 20 delas, além de 13 obras sobre papel - nove desenhos, duas colagens e duas litografias, proporcionando ao público brasileiro amplo panorama de seu pensamento plástico. A sua presença vigorosa perpassa ainda a exposição pelas obras de outras artistas participantes, que retrataram a sua figura icônica. Por meio da fotografia, destacam-se os trabalhos de Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch e Kati Horna. Imagens de Frida estão impregnadas ainda nas lentes de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi e em uma litografia de Diego Rivera, Nu (Frida Kahlo), 1930."
(extraído daqui)

Se você ainda não viu, corre que ainda dá tempo!


Exposição: Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México
Ingresso: R$ 10 (inteira); R$ 5 (meia-entrada)
Local: Instituto Tomie Ohtake
Rua dos Coropés, 88, Pinheiros - São Paulo - SP
Até dia 10/01/16, de 3a a Domingo, das 11h às 20h

Site

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails