13 de mai. de 2015

Ciência e manualidades

Olá pessoas, como vão?

Navegando pelo infinito mar que é a internet, encontrei um artigo muito bacana, que já me conquistou pelo título: “A neurociência explica porque as manualidades são excelentes para o cérebro”.

(Texto completo, em espanhol, aqui)

Vocês imaginam o por que, né?! Como cientista e arteira que sou, só posso ficar fascinada pelas duas coisas juntas!

Eu já sabia que a costura ou qualquer outra arte manual faz muito bem ao coração, como sempre costumo chamar; para mim é costuroterapia! O que não sabia é que havia sido provado cientificamente (que orgulho de gente que faz esse tipo de pesquisa!) que essas atividades fazem bem ao funcionamento cerebral. Então, para não perder o costume, fui fazer uma pesquisa rapidinha.

Outro artigo que encontrei foi sobre a utilização do tricô como terapia alternativa para o tratamento de stress e depressão por proporcionar equilíbrio e bem estar emocional, não é super interessante? O link para o texto completo é este aqui.

Voltando ao primeiro artigo, é fácil ver atividades como tricô, crochê e costura como exercícios de natureza rítmica que são calmantes, contemplativos e reconfortantes. A novidade é que essas tarefas, consideradas menores por muita gente, tem muito em comum com a plena consciência e a meditação promovendo benefícios de saúde e bem estar.

Não pretendo aqui descrever o texto todo (leiam, vale muito a pena!), mas entre as coisas que me chamaram muito a atenção foi que, segundo a pesquisa, artesãos que trabalham nessas atividades mais vezes por semana, são mais calmos, felizes, menos tristes e ansiosos.

Outro ponto bem interessante é que tais atividades são ainda mais benéficas quando realizadas em grupo, não é lindo?

Engraçado dizer isso aqui para vocês porque parece que estou me repetindo; a costura para mim sempre foi uma atividade lúdica, é o meu dia feliz e, além disso, toda vez que consegui fazer isso em grupo (durante as aulas ou nas deliciosas tardes de costura com minha sócia Katia) foi muito melhor, me trouxe muito mais felicidade; ou seja, já comprovei toda essa pesquisa pessoalmente!

Outro texto bacana foi o que encontrei no blog Armarinhos Web, que descreve a costura como válvula de escape para a pressão do dia a dia, além de estimular a criatividade, combater o mau humor e o cansaço mental.

(Texto completo, neste link)

Pronto! Agora além de dizer “costura que é amor”, posso acrescentar: “costura que faz bem”!

Beijoca,
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails