15 de out. de 2014

Molde Tilly and the Buttons + Dicas para costurar malhas

Olá!

Já tem um tempinho que fiz a primeira peça usando um molde da Tilly and the Buttons, a blusa Coco. Ela tem mangas 3/4 com pala e a golinha afunilada que deu uma cara bem dos anos 60 à peça. (fotos aqui e aqui).

Top Coco, feito parte na overloque (fechamento das laterais, dos ombros e das mangas) e parte na máquina de costura (encaixe das mangas na blusa e acabamentos)

Na época eu não escrevi sobre o que achei do molde mas, como resolvi repetir a dose fazendo a versão do vestido na semana que passou, fui preparando este post à medida que ia montando a nova peça.


O molde vem da Tilly and the Buttons, lá do Reino Unido, então está em inglês. Uma parte boa em relação aos moldes americanos é que na "terra da Rainha" também se usa o sistema métrico, como nós, eliminando a parte chata de ficar fazendo as conversões de polegadas e jardas para centímetros e metros. Na verdade as instruções contêm os dois sistemas de medidas, uma maravilha!

Imprimir o molde e as instruções foi fácil. Como já fiz isto algumas vezes antes, não tive problemas.
Partindo para o corte do vestido, escolhi aumentar em um tamanho o que eu tinha feito para a blusa pois a malha que usei desta vez é um pouco mais fina, muito mais clara e bem menos elástica do que o tecido que eu usei na blusa. Assim eu não terei problemas mais adiante quando estiver usando.

Quanto à montagem da peça, ela é bem simples. As instruções que eu imprimi são só em texto, mas há um tutorial com bastante imagens no blog. (Começa aqui)

A parte boa e que eu imagino que possa animar muita gente é que a autora costura a peça toda usando uma máquina de costura comum e não uma overloque. Sim, isso é verdade! Dá para se aventurar no mundo das malhas usando os pontos reto e ziguezague, além de usar uma agulha dupla para fazer os acabamentos.

Como eu e a minha overloque Encantada estamos "de bem" de novo, segui a instruções todas mas usando a overloque.

Optando por usar overloque, tem que tomar cuidado com o uso de alfinetes, que nunca podem passar perto da agulha e lâmina de corte de tecido, ok?

Se a peça estiver alfinetada, não deixe os alfinetes chegarem perto do pé calcador e da lâmina de corte!

A parte de unir as mangas com o vestido me pareceu interessante, então resolvi tentar. Primeiro uni a parte curva dos ombros com a parte da cava do vestido. Depois fechei a manga e a lateral do vestido de uma vez. Foi tenso por conta que a peça estava alfinetada e porque tem curva para fazer, dá para notar nesta foto acima. A dica que eu dou aqui, para quem vai usar overloque, é ficar de olho onde a faca está cortando o tecido, para manter aquele tantinho cortado num tamanho uniforme.

Estou falando isso pois na máquina de costura a gente se habitua a olhar o que está acontecendo na região da agulha e numa máquina de overloque o olho tem que estar na região da faca. Se cortou certo, a costura lá na frente tende a sair certa também.

De olho na quantidade de tecido cortada por igual!

Fechada a peça, lá fui eu para os acabamentos, agora na máquina de costura. Eu usei o mesmo método para decote, mangas e barra: marquei as margens de costura bem certinho, alinhavei e depois usei a minha dupla infalível para os acabamentos perfeitos em malha: guia de costura (fiz post sobre ele faz pouco tempo, lembra?) e agulha dupla. Tudo isso na máquina de costura.

Barra alinhavada e depois costurada com agulha dupla.

Eu particularmente não gostei da maneira que o decote canoa foi feito, com pontos ziguezague aparentes no direito da peça. Optei por fazer também com a agulha dupla.


Decote


 Barra

Barra da manga

Deixei tudo o que tinha que receber acabamento já passado no overloque também, mas dá para pular essa parte se você finalizar a peça em malha como eu fiz com a agulha dupla, pois no verso sempre forma um ziguezague que dá acabamento.


Barra virada para cima, para mostrar como fica por dentro. 
O overloque está bem na beiradinha abaixo e o ziguezague estreito acima é resultado da costura com agulha dupla.

Terminada esta parte dos acabamentos, é foi só tirar os alinhavos, passar tudo a ferro e o vestido estava pronto!

Eu gostei bastante do resultado das duas peças e tenho mais dois moldes da Tilly na fila para fazer.
Espero que eu tenha animado quem está com vontade de costurar malhas! E tem mais um post meu sobre como escolher a malha para seu projeto de costura no Superziper (aqui).

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails