20 de jun. de 2013

Livro do mês - The Colette Sewing Handbook

Olá!

Lembra da blusa de chiffon que eu comecei a fazer um tempo atrás e também aquela de algodão que ficou pronta na última semana?

Ambas partiram do mesmo molde, que por sua vez saiu do livro "The Colette Sewing Handbook - Inspired Styles and Classic Techniques for the New Seamstress", de Sarai Mitnick, por Colette Patterns (em inglês).


Entre um projeto e outro, lições de costura, acabamentos, tecidos e etc, com muitas fotos.


O livro tem 5 projetos com moldes inclusos, um para cada tópico que é colocado. A encadernação é em "wire-o", com capa dura, que facilita o manuseio e para aberto na página sem esforço. Os moldes estão em papel de seda impresso, em tamanho natural, com margens de costura já incluídas (no caso da blusa que eu fiz, a margem era de 1,6cm)

Blusa Taffy, que fiz em algodão e estou fazendo também em chiffon.

O livro é composto por:
- Uma introdução sobre a nova costureira, a experiência de costurar e alguns fundamentos.
- Capitulo 1: Ferramentas e materiais, pontos básicos e algumas lições de costura.
- Capítulo 2: Inspiração, editando seu estilo, estratégia, croquis personalizados.
- Capítulo 3: Linguagem dos moldes, preparar o tecido, disposição do molde, transferência de marcações, corte do tecido. Projeto de uma saia.
- Capítulo 4: O que é um bom caimento, pences e outros detalhes, ajustes, como tirar medidas, traçar o molde, fazer um modelo de prova e ajuste, alteração de moldes, tipos de alteração. Projeto de um vestido.
- Capítulo 5: Escolha de tecido, básico sobre tecidos, sentido do tecido, tecidos comuns, entretelas, linhas, agulhas, impressões e moldes, tecidos difíceis. Projeto de um vestido.
- Capítulo 6: Costuras de acabamento e forros. Projeto da blusa Taffy.
- Capítulo 7: leituras recomendadas. Projeto de um vestido.
- Glossário, indice remissivo, tabelas de tamanhos e de conversões de medidas.

Eu gostei muito do livro, é prático, bonito e muito didático. Tive dificuldades logo no início da minha blusa de chiffon, até por isso ficou um tempo parada, mas não estou habituada a usar tecidos como este.
Fora isso, todo o processo de fazer a blusa estava bem claro, fácil de entender e de executar.
Para quem sabe inglês, pode ser uma boa opção de livro para consulta para outros projetos pelas explicações paralelas aos projetos que estão contidas no livro. E os projetos Colette são sempre lindos, como era de se esperar (já deu pra ver que sou fã)!

Um beijo!


Serviço:
Livro: "The Colette Sewing Handbook - Inspired Styles and Classic Techniques for the New Seamstress" (em inglês)Autora: Sarai MitnickEditora: Krause Publications
Ano: 2011
Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails